segunda-feira, 23 de outubro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Escolas e creches de Volta Redonda estão sem materiais básicos

Escolas e creches de Volta Redonda estão sem materiais básicos

Matéria publicada em 16 de maio de 2017, 20:24 horas

 


Pais de alunos afirmam que não há papel ofício, tinta para impressão e nem produtos de limpeza; prefeitura culpa gestão anterior

No bairro São João: Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente está sem materiais e auxiliares de educação (Foto: Franciele Bueno)

No bairro São João: Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente está sem materiais e auxiliares de educação (Foto: Franciele Bueno)

Volta Redonda – Pais de alunos de escolas de Volta Redonda procuraram o DIÁRIO DO VALE para relatar uma situação que está afetando o dia a dia das crianças. Segundo eles, faltam materiais básicos como papel ofício, tinta para impressão e até produtos de limpeza. No Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente, no bairro São João, a mãe de um aluno de dois anos, Vivian Faria, contou que ela não recebeu a avaliação de desenvolvimento do filho porque não havia folha e muito menos tinta para impressão.

– Ficamos sabendo que a escola não tinha materiais, pois a direção fez uma reunião neste mês informando e nós (pais) sugerimos promover eventos para arrecadar dinheiro e comprar o que está faltando. Teve pai que até doou material de limpeza. Por causa disso, este semestre nem recebi a avaliação do meu filho, porque a escola não tinha papel nem tinta na impressora – contou, acrescentando que a direção disse aos pais durante a reunião que a prefeitura de Volta Redonda enviou apenas papel higiênico para o Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente.
No São Geraldo, a Escola Municipal Professor Domingos Maia também enfrenta a falta de insumos.

Falta de profissionais

Outro problema enfrentado na creche municipal é a falta de profissionais como auxiliares de educação. Segundo Luara Bueno, mãe de um aluno de dois anos, o filho dela está entrando às 13h e tendo que sair às 15h, devido à falta de profissionais. Segundo ela, a situação está prejudicando a rotina dos pais e também das crianças, já que o normal seria as atividades se encerrarem às 17h15.

– Muitas mães deixam o filho às 13h e ficam na creche esperando até às 15h. Outras mães só levam o filho uma vez por semana por causa desse horário. A creche libera os alunos mais cedo porque não têm auxiliares de educação e essa redução na carga horária é prejudicial no aprendizado e rendimento dos alunos – opinou.

Prefeitura culpa gestão anterior

Em nota divulgada pela prefeitura, através de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação explicou que “a gestão anterior não previu licitação para a compra desses materiais, o que acabou desabastecendo o estoque para este ano”, ainda de acordo com a nota, “a atual gestão já deu início a um processo licitatório, que deve ser concluído nas próximas semanas”, finalizou a nota.

Auxiliares de educação são convocados

Sobre a falta de auxiliares de educação no Centro Infantil Pinguinho de Gente, a secretaria anunciou nesta terça-feira (16) a convocação de 100 candidatos aprovados e classificados no processo seletivo simplificado para contratação temporária de Auxiliar de Educação Infantil, realizado pela prefeitura de Volta Redonda – por meio da Secretaria Municipal de Administração. Eles devem se apresentar nesta quarta-feira no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Oliveira de Andrade, eles serão encaminhados para realizarem os exames médicos admissionais. Já no dia 26 de maio, os classificados deverão levar toda a documentação estipulada no edital, incluindo o resultado do exame admissional até a secretaria. Em seguida, serão encaminhados para as escolas onde irão atuar para o processo de ambientação.

– A partir da segunda-feira, dia 29, começam efetivamente a trabalhar nas creches e centros municipais, que atendem crianças até cinco anos. A princípio, são 100 auxiliares, mas se forem necessários mais, chamaremos de acordo com a classificação – explicou a secretária, lembrando que o processo seletivo contou com cerca de 800 inscritos.

Obra inacabada em escola
municipal gera queixas

Uma obra inacabada na Escola Municipal Alkindar Cândido da Costa, que atende crianças de seis meses a quatro anos, no bairro Água Limpa, está gerando queixas. O DIÁRIO DO VALE através de sua página no Facebook recebeu reclamações de pais de alunos. Uma mãe que preferiu não se identificar disse que a obra está abandonada e que há um buraco no pátio onde as crianças brincam, além de resíduos de materiais de construção. A mulher disse que a direção da escola já enviou à prefeitura um documento notificando sobre a situação, mas não obteve resposta.

– Na escola existe uma obra inacabada e tem ainda um buraco enorme no pátio de brinquedos. A escola já notificou inúmeras vezes e a prefeitura nada. Além disso, têm restos de obra próximo desses brinquedos, está um perigo – disse, acrescentando que o buraco está tapado com um compensado de madeira, de forma improvisada.

Em nota, a prefeitura, através de sua assessoria de imprensa, disse que uma equipe de manutenção já esteve no local e deu início ao recolhimento dos entulhos. A área onde há um buraco foi isolada. Também foram retiradas as madeiras. A Secretaria de Educação informou ainda que todas as solicitações enviadas pela direção da unidade escolar foram atendidas e sobre a obra paralisada, informou que se tratava de um serviço iniciado no governo passado, que não deu continuidade ao processo de licitação. Um novo será aberto.

39 comentários

  1. Parodiando o Capitão Nascimento: Secretária Rita, a senhora é uma fanfarrona!!!
    Dizer que a culpa é da gestão anterior? A sua chefe de gabinete é a mesma da gestão anterior, seus assessores e secretários, diretora pedagógica, motorista e a dona da cafezinho… todos são da gestão anterior secretária!
    Me ajuda ae de novo Capitão Nascimento:
    Secretária, pede pra sair, pede pra sair!!!

  2. Culpa a gestão anterior? fala sério já deu tempo mais que suficiente para licitar esses materiais de primeira necessidade. Estou me convencendo que o problema é de gestão mesmo. Não é possível que não deu para colocar as contas em dia ainda!!!

  3. Samuca prefeito marqueteiro é uma vergonha!!
    Volta para Brasilia!!!
    Nem papel higiênico!!!!!
    O que esperar desta incompetência!!??????
    Vergonha!!!!!!

  4. Segundo algumas pessoas dentro das escolas municipais, este ano as crianças não deverão uniforme, pois a PMVR fará mudancas.O que as crianças tem com isso? E os uniformes que já estão prontos? Joga tudo no lixo?
    Eu afirmo q votei no Samuca e me arrependi.Só sabe reclamar da “administração anterior”.Ele não sabia que ia ser assim.

  5. Samuel cadê o uniforme das crianças o seu governo está pecimo

  6. Falta de papel higiênico não é culpa do Neto.

    • PLATÃO, O FILÓSOFO

      Na gestão anterior faltava professor durante o ano todo, faltava píloto para que os professores pudessem escrever no quadro, faltava papel higiênico nas escolas… Vocês não sabem de nada, procurem saber como a coisa funcionava, e era tudo maquiada. VR foi a cidade do marketing, com certeza…

  7. Acho engraçado. O governo anterior reduziu o tempo das crianças na escola. Antes ao inves de papel higienico faltava comida. As pessoas possuem memoria curta.
    Rifa para arrecadar dinheiro para a escola sempre teve. Antes alem das rifas ainda tinha as festinhas.
    A administraçao publica ta uma porcaria tem muito tempo. Nao defendendo o Samunca e nem atacando o Neto.
    Falta qualidade em muita coisa em VR. Se todo o dinheiro investido anteriormente no “emergencial” tivesse sido aplicado de forma correta não estariamos como estamos hj.
    Minhas duas filhas estudam em escolas municipais. Por opção minha. As escolas tem problemas? Tem, varios. Mas a população particpa de que maneira para ajudar a melhorar?

    • PLATÃO, O FILÓSOFO

      A coleta do lixo sempre foi complicada, uma bagunça; e ainda faltava professor nas escolas, e essa falta durava o ano todo… Pessoas aguardavam por uma cirurgia há anos e anos, mas ninguém reclamava disso, não é curioso? Muito curioso…

  8. Na creche da minha filha não tem nem papel higiênico fala sério samuca Silva.

  9. O negocio é rua de comercio, rua de lazer boicotar o UBER esse projeto de prefeito vale nada, pura decepção

  10. Povo idiota. O Samuca é gestor de que? Qual a grande empresa que ele administra. Voces vao ver VR afundar em 4 anos o que vai demorar de 8 a 10 anos pra recuperar. O prefeito é um comedia e adianto que nao sou a favor do ex prefeito mas sendo realista. Era melhor do que esse abandono que se encontra a nossa cidade.

  11. Desculpe mas aí já é demais estamos em maio ele teve 4 meses para fazer a licitação, poderia ter feito uma compra em regime de urgência como a culpa pode ser do governo anterior?

  12. Falando a verdade!!

    Ué! O grupo de transição do SamuBlábláblá só tinha gestores com curso até na “Lua”, mas agora a culpa é do antigo Prefeito?? Até quando ele vai jogar a culpa no Neto? Se faz licitação e compra o Samuca diz que o antigo gestor fez dívida, mas se não faz tb é culpa do antigo, pq não comprou. Esse Prefeito é um Brincalhão!!! Vai trabalhar e esquece o antigo Prefeito, pois o ônus e bônus é seu desde o dia 01 JAN 17 e pare de dar desculpa esfarrapadas, seu gestor incompetente.

  13. Acredito que em toda transição de governo seja complicado acertar a casa, porem já se passaram alguns meses e só vejo a situação piorar

  14. PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL

    5 meses de BLA, BLA, BLA e pouco trabalho…

  15. Pessimo gestor, cara de pau muito Bla Bla Bla e pouca açao.

  16. Agora vai encher de “eleitor fantasma”( mais precisamente 2.100) aqui no DV para criticar o prefeito, afinal perderam a boquinha. Principalmente os fornecedores desses materiais.

  17. Uma vergonha,crianças saindo cedo escola porque não auxiliar,tinta de impressão,faxineiras,pais limpando a escola(Isso q é renovação)

  18. Durante a campanha eleitoral o então candidato a prefeito de Volta Redonda, Samuca, dizia em seu discurso que não faltava dinheiro e que o problema era de gestão. “Não precisamos de políticos, mas de gestores”, dizia.
    Agora vai a pergunta: o que aconteceu com o gestor? Onde está o dinheiro da saúde e da educação? Lembrando que estas duas pastas têm verba carimbada, ou seja, não pode ser desviada pra outra área.
    A exemplo de São Paulo, o “gestor” de Volta Redonda está decepcionando.

  19. #VOLTANETO

    • É Ricardo tá doido pra pegar sua boquinha de volta. kkkkkk SAMUCA já cortou 2,1 mil servidores fantasmas.

  20. kkkkkk, uai só, o SAMUCA não ia resolver tudo? O problema não era a “incompetência” do NETO? Samuca vc e só mais um que fala bobagens, não sabe de nada e esta afundando VR. Para lembrança dos desmemoriados… Isso NUNCA aconteceu na gestão da professora EMILIANA e nem da TETÉ. Se explica ai RITA?

    • Sempre foi essa pouca vergonha…todo ano sem auxiliares….fala sério.Deixa o Samuca em paz…povo do Neto!!!!

  21. Creche Vera Lúcia antiga Branca de neve tem uma obra enorme pela metade, começo do ano a escola vou assaltada levaram até carne e pão q serviria para alimentação das crianças esse mês a creche vou invadida outra vez e lincharam toda a sala q minha filha estuda

  22. Na gestão anterior nunca tive q fazer vaquinha pra comprar papel higiênico ou creme dental, isso em tantos anos q Neto ficou na prefeitura, esse outro mal e meu filho mal pode usar p banheiro pq nem papel higiênico tem

  23. Que ao menos essas dificuldades e lições aprendidas pelo Samuca sirvam para propor a CMVR mecanismos nos contratos e nas licitações para que este tipo de situação não se repita no futuro com o próximo prefeito. É preciso separar guerra política afinal a cidade não pode parar na transição entre governos. O que estamos vendo é que diversos contratos estão vencidos e o processo de licitação é demorado. Será que não existe um sistema para monitorar cada contrato e quando irá expirar para que tenhamos um planejamento prévio para não evitar o desabastecimento de creches e outros serviços públicos ?

  24. A CULPA É DO NETO!

  25. Kkkkkk como pode 5 meses de governo nada fez e vive botando a culpa no outro vai trabalha prefeito para de papo furado o saae nao tem registro que custa 20 reais com 5 meses ja da para fazer alguma coisa vai conversa com o prefeito de rezende ckm de barra do pirai vai aprender a trabalha

  26. Vamos todos ajudar a cuidar dos príncipes e princesas!

  27. Até quando Samuca vai ficar culpando gestão anterior? Culpa ou não, passou da hora de trabalhar.
    Muito bla bla bla…..e pouca atitude.
    Buracos na cidade, praças sem capinas inclusive a do bairro dele, flanelinhas te enchendo o saco na vila, devem ser da gestão anterior. Vamos trabalhar !!!!!
    Neto é passado! População quer retorno do investimento que fez nas eleições.

    • Até esse bando de idiotas entenderem que a responsabilidade é do antecessor. Ou vc é da turma de petistas que acham que a culpa não é do lula e sim do temer que entrou depois? Ou vc é da turminha dos 2.100 fantasmas que agora vão ter muito tempo para ficar aqui criticando.

  28. Não houve equipe de transição, os intelectuais não viram isso? Faz compra emergencial, atende o que precisa. Não é só nas escolas que está faltando tudo, mas vcs podem aguardar no fim do ano vai ser comemorada a economia de mais de 30% dos gastos públicos! GESTÃO de economia, colégio sem material, hospital sem remédio e comida, mas fica tranquilo o Prefeito vai criar uma comissão pra discutir o assunto e postar self no facebook ! Mas depois de 5 meses esquece retrovisor e prioriza a população! AGORA vejam o grande currículo do especialista em CONTROLADORIA, criticar obras prontas e dizer o que devia ser feito é mais fácil que pegar a direção tomar uma atitude e assumir responsabilidade.

  29. MPF isso vcs não preocupam, mas discutir ideologia de gênero vcs se preocupam.

  30. Mais de 120 dias de governo e não conseguiu comprar material? Para de colocar a culpa no governo anterior. Muita incompetência. Cade a gestão?

  31. Obras inacabadas, escolas sem materiais… Herança do governo da honestidade e competência do NETO.

    • Carlos Alberto de Oliveira

      O Samuca já está no governo a quase 5 meses e a culpa é do melhor prefeito do Brasil , rsrsrsrs

Untitled Document