Escolas municipais de Volta Redonda têm ‘Coleta Seletiva Solidária’

by Diário do Vale

Coleta nas escolas (2)

Volta Redonda –  As secretarias municipais de Serviços Públicos, Educação, Ação Comunitária, Meio Ambiente e as cooperativas de catadores Cidade do Aço, Folha Verde e Recicla VR, implantaram o programa Coleta Seletiva Solidária nas escolas municipais, em parceria com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a empresa Tetra Pak (Recicoleta). No total, 28 escolas estão envolvidas no projeto.

O programa visa a redução dos resíduos domiciliares e comerciais destinados à Central de Tratamento de Resíduos, em Barra Mansa, administrado pela Haztec (empresa particular), para onde é enviado o lixo recolhido em Volta Redonda. A diminuição dos resíduos contribuirá para aumentar a vida útil do Aterro Sanitário e também dos custos empregados pelo governo municipal, uma vez que o peso do lixo recolhido diminui com a coleta seletiva. O projeto também contempla ações de Educação Ambiental nas escolas.

– O programa é muito bom, e leva para as escolas, com ações de Educação Ambiental, o hábito de selecionar os resíduos sólidos. Os objetivos principais são que as crianças tornem isso um hábito no seu dia a dia – e levem este hábito para a vida adulta – além de ser tornarem multiplicadores dessa atitude – apontou a secretária de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê.

Outro aspecto importante da iniciativa é que ela contribui para a geração de trabalho e renda e a inclusão social de catadores de materiais recicláveis, em cumprimento à determinação da Lei de 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A coleta seletiva solidária garante o reconhecimento do papel

socioambiental destes trabalhadores, com a formação de grupos organizados e autogestionários, como também permite a geração de postos formais de trabalho.

A parceria da Tetra Pak com as cooperativas engloba a utilização de ferramentas de divulgação e equipamentos e a Recicoleta, na parte de comercialização dos materiais. Entre as doações recebidas pelas cooperativas estão balança digital, prensa vertical, elevador manual, telhas recicladas das ELV para cobertura de galpão, e as bags e as telhas que cobrem os suportes utilizados nas escolas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996