Escoteiros plantam mudas de árvores às margens do Rio Acará, em Itatiaia

by Diário do Vale

Itatiaia –  Cerca de 30 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que contaram com a orientação de biólogos da Secretaria de Meio Ambiente, fizeram o plantio de mudas nas margens do Rio Acará. O plantio fez parte da ação ecológica desenvolvida pelo 19º Grupo Escoteiro Campo Belo (19º Gecabe), com apoio da prefeitura. Ao todo foram plantadas 50 mudas de árvores, de 10 espécies, que foram doadas pelo Horto Municipal para a ação.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, todas as mudas eram de plantas nativas da mata atlântica e a maioria de grande porte, acima de 1m.

– Foi uma experiência interessante com um pessoal animado e comprometido em realizar um bom trabalho. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais essas ações, conservar e preservar nas crianças e jovens esse interesse pelas causas ambientais. O Horto Municipal separou mudas que são apropriadas para a recuperação de faixa marginal e antes do plantio nós fizemos um momento de orientação dos escoteiros com informações técnicas da ação – explicou o Secretario de Meio Ambiente.

Segundo o diretor Técnico do 19º Gecabe, Alan Alves, a atividade faz parte do 26º MutEco – Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – e cada nova árvore foi batizada com o nome de quem a plantou.

– Nomeamos as árvores para que posteriormente cada criança possa acompanhar o desenvolvimento dessa mudinha. Foi uma manhã de muito aprendizado e descontração, os participantes adoraram a nova experiência. O MutEco é uma ação que os escoteiros de todo o Brasil fazem e para nós essa parceria com a prefeitura foi de suma importância para o bom desenvolvimento da atividade – comentou o Chefe Alan.

As espécies plantadas na margem do Rio Acará foram Ipê Branco, Ipê Amarelo do Campo, Ipê Jardim, Goiabeira, Pitangueira, Araçá, Oiti, Aroeira, Aleluia e Grumixameira.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996