Estado abastece ambulâncias em Quatis

by Diário do Vale

Quatis – A Secretaria de Saúde passou a contar com o apoio do Governo do Estado do Rio para abastecer quatro veículos da sua frota: duas ambulâncias e os outros dois encarregados do transporte de pacientes para tratamento em unidades especializadas de outros municípios. A informação é do prefeito Bruno de Souza (MDB). Segundo ele, a cooperação da Secretaria estadual de Saúde visa amenizar os impactos da redução do estoque de combustíveis no interior fluminense em decorrência da greve dos caminhoneiros. O apoio do Governo do Estado ocorrerá até a normalização do abastecimento.

Segundo Bruno, estão sendo abastecidos, através desta ação conjunta, as ambulâncias dos postos de saúde dos distritos de Falcão e São Joaquim, ambos situados na zona rural de Quatis, e dois veículos responsáveis pela locomoção de pacientes para hospitais de Barra Mansa, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Resende, Barra do Piraí e Valença, na especialidade de oncologia e no tratamento de hemodiálise. A cota diária destinada ao Município de Quatis é de 20 litros de combustíveis por vez. O abastecimento é feito um dia sim, outro não.

Pelo acordo firmado entre a Secretaria estadual de Saúde e as prefeituras com o objetivo de tornar realidade o suporte no abastecimento de veículos da área de saúde, o Governo do Estado determinou que os carros fossem abastecidos em unidades do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar situadas em idades de referência dentro das respectivas regiões. No caso de Quatis, o abastecimento está sendo feito no quartel do Corpo de Bombeiros de Resende.

– Na semana passada, quando os primeiros reflexos da crise no abastecimento de combustíveis começaram a ser sentidos em nossa região, eu já havia determinado prioridade no abastecimento de veículos da saúde e do caminhão encarregado do recolhimento do lixo domiciliar em Quatis. Dessa maneira, conseguimos garantir estes dois serviços essenciais ao longo dos últimos dias com recursos da própria prefeitura. Mas o suporte anunciado pelo Governo do Estado nesta semana representa um apoio de fundamental importância neste momento de crise, motivo pelo qual expresso publicamente os meus agradecimentos às autoridades estaduais por este auxílio – declarou Bruno.

Segundo a Secretaria de Saúde, o abastecimento dos quatro veículos do município no Corpo de Bombeiros de Resende ocorre mediante um comunicado transmitido na véspera à secretaria estadual com a relação dos veículos, as respectivas placas, o nome do motorista e o número da carteira nacional de habilitação do condutor do carro. Atualmente, a frota da rede pública de saúde em Quatis é formada por nove veículos, além da ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que fica de prontidão no Hospital São Lucas.

Normalmente, a quantidade de combustíveis utilizada para atendimento à população e os serviços administrativos da pasta chega a 463 litros de gasolina e 399 litros de diesel, por semana. O gabinete de crise montado pelo Governo do Estado com o objetivo de enfrentar os reflexos provenientes da paralisação dos caminhoneiros solicitou à prefeitura a relação de todos os veículos da frota, e, uma vez enviada a lista, as próprias autoridades estaduais realizaram a triagem dos automóveis que poderiam ser atendidos com este suporte no abastecimento.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996