Estudantes de Pinheiral vencem campeonato nacional de robótica

by Diário do Vale
Apoio: Jovens contaram com a parceria do professor Luciano de Azedias e acadêmicos do UniFOA (Foto: Divulgação/UniFOA)

Apoio: Jovens contaram com a parceria do professor Luciano de Azedias e acadêmicos do UniFOA (Foto: Divulgação/UniFOA)

Pinheiral – Cinco alunos do Ciep 291 viveram um sonho neste fim de semana. É que eles venceram um campeonato nacional de robótica realizado nos dias 15 e 16, em Campinas-SP. O projeto vencedor foi um carro de controle remoto. Eles foram os melhores na categoria equipe e ganharam três prêmios individuais: melhor engenharia, melhor participação feminina e melhor apresentação.

A apresentação ocorreu por meio do projeto Land Rover 4×4 In Schools, que propõe que alunos criem um veículo de quatro rodas controlado por rádio de acordo com as especificações fornecidas pelo Comitê Internacional de Regras.

Os jovens contaram com a parceria do professor Luciano de Azedias e acadêmicos do UniFOA no desenvolvimento do projeto. A ação é desenvolvida pela empresa automobilística há 10 anos com o objetivo de oferecer aos estudantes uma experiência na qual eles possam criar e incorporar conhecimentos e habilidades que serão exigidas mais tarde na área de exatas.

– O carro deve navegar com sucesso e completar os obstáculos em uma pista de teste off-road, que é tão exigente como uma situação real fora de estrada, e deve imitar as capacidades de um veículo 4×4 de tamanho real – explicou o professor Luciano. Além disso, os jovens precisaram criar a empresa Auto 291, com situações reais de uma empresa de automóvel.

Intercâmbio de conhecimento

Isabella Nunes, do segundo ano do ensino médio, foi a gerente de Recursos e Engenheira de Design; Julia Cardoso Landim, do terceiro ano, foi a gerente de Equipe e Engenheira de Manufatura; Ygor Ferreira Soares dos Santos, do segundo ano, ficou responsável pelo Design Gráfico; Marco Antonio Oliveira Dias, do primeiro ano, foi o engenheiro de Projeto e Pablo Henrique Costa, do segundo ano, ficou responsável pela Saúde e Segurança do Trabalho e Engenharia de Produção.

O maior prêmio, segundo Isabella, foi todo o conhecimento e aprendizado adquirido.

– Somos de Pinheiral, uma cidade pequena, e de uma escola pública, com poucos recursos, através desse projeto tivemos contato com grandes empresas, como o UniFOA e a CSN, e trabalhamos como profissionais. Foi difícil, mas muito gratificante, porque se não fosse por isso não teríamos aprendido tanto e adquirido tanto conhecimento na prática – comemorou a futura universitária.

Durante o desenvolvimento, foi utilizado o software Fusion 360, da Autodesk para modelagem do carro, e materiais que não poluem o meio ambiente.

– Me surpreendi com a seriedade que eles levaram o projeto, por se tratarem de adolescentes, e com toda a facilidade de absorção de conhecimento deles – revelou o aluno do sexto período do curso de Engenharia Elétrica, Jair Soares, um dos acadêmicos que ajudou no desenvolvimento do projeto.

– Podemos perceber, através desses meninos, que a questão da educação não está só no que a escola oferece, mas no interesse do aluno em buscar novos projetos e querer fazer parte do que lhe é proposto. A experiência é muito grandiosa tanto pro Ciep, quanto para o UniFOA por ter seu nome como apoiador desse sonho – frisou a reitora, Claudia Utagawa.

You may also like

2 comments

wallace 19 de julho de 2017, 10:24h - 10:24

Parabéns garotada o Ciep é do estado e vcs demonstraram que o conhecimento pertence a pessoas e não as instituições, pois depende da força de vontade de cada um vencer estes obstáculos que a vida apresenta.

EDIGAR SILVA 19 de julho de 2017, 09:35h - 09:35

Uma reportagem dessas ninguém comenta ou elogia os estudantes de Pinheiral. Mas em contrapartida a do estelionatário que enganou gente , está abarrotado de comentários. Assim é o povo brasileiro. Merecemos o Governo ladrão que temos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996