sexta-feira, 26 de maio de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Estudantes fazem doações de alimentos para grupo de apoio a portadores do HIV

Estudantes fazem doações de alimentos para grupo de apoio a portadores do HIV

Matéria publicada em 19 de maio de 2017, 21:45 horas

 


Iniciativa de estudantes: Cerca de 250 quilos de produtos não perecíveis foram entregues ao grupo HIV-VER, de Volta Redonda (Foto: Enviada pelo WhatsApp)

Iniciativa de estudantes: Cerca de 250 quilos de produtos não perecíveis foram entregues ao grupo HIV-VER, de Volta Redonda (Foto: Enviada pelo WhatsApp)

Volta Redonda – O Diretório Central dos Estudantes do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) entregou, na semana passada, 250 quilos de alimentos não perecíveis ao abrigo HIV-VER de Volta Redonda. O local, que fica no bairro Brasilândia, atende portadores do vírus HIV/Aids desde 1992, quando foi fundado. Atualmente são 15 pessoas sendo acompanhadas.

O diretor de esporte do DCE (Diretório Central dos Estudantes) do UGB, Ian Pereira Gomes de Almeida, explicou que os alimentos foram arrecadados através de inscrição de uma competição de futsal interclasse. Quem participou teve que doar um quilo de alimento como inscrição. Ainda de acordo com Ian, o evento continua com as inscrições abertas até o dia 23 de maio. Os jogos estão acontecendo na Praça Independência, no bairro Aterrado.

– Eu já pensava em realizar o evento de futsal, então pensei na alternativa de arrecadação de alimento e deu certo. Arrecadamos os 250 quilos em duas semanas e as inscrições continuam até o dia 23 deste mês. O evento teve início no dia 15 e ainda aconteceu nos dias 16, 17, 18 e 19 – disse Ian, acrescentando que nos dias 22 e 23 também vão ocorrer o interclasse.

Segundo Ian, a escolha da entidade ocorreu após os integrantes do diretório procurarem entidades que estavam precisando de doações no momento.

– Chegamos ao objetivo final de uma de nossas campanhas. Levar à solidariedade ao próximo, em nome de todos os alunos UGB-Ferp. Realizamos a entrega dos alimentos arrecadados ao grupo HIV-VER de Volta Redonda, após sabermos que lá eles estavam precisando de ajuda – contou, completando agradecendo a todos os participantes do interclasse.

– Não tenha dúvidas de que já marcaram um golaço – falou.

O diretor de esporte do DCE destacou ainda que durante a entrega dos alimentos no abrigo, a recepção foi calorosa com muitos agradecimentos.

– Eles gostaram muito e quantidade de arroz e feijão foi muito grande e irá ajudar bastante – finalizou.

Grupo HIV-VER e CDI

O abrigo HIV/VER funciona na Rodovia Lúcio Meira BR-393, número 13, no bairro Brasilândia e recebe muitos pacientes do Centro de Doenças Infecciosas DR. Luiz Gonzaga de Souza Clímaco (CDI) que fica localizado na Rua Dionéia Faria, número 329, no bairro Aterrado. Na unidade é possível fazer o teste HIV (Centro de Testagem Anônima), e de outras doenças sexualmente transmissíveis e ainda de Hepatites virais (B e C), Hanseníase e Tuberculose. O teste de HIV é feito as segundas, quartas, quintas e sextas, a partir das 7h. O paciente tem de estar de jejum para realizar o exame.

O CDI é referência ao tratamento e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), com aconselhamento em HIV, diagnóstico e tratamento dos pacientes e aos portadores do vírus.

Os pacientes com DSTs são encaminhados ao CDI através da Rede Assistencial do Município, Unidades Básicas de Saúde e Prontos Atendimentos. O usuário que esteja em uma situação de suspeita de algum dessas doenças, deverá procurar a Unidade Básica mais próxima da residência para uma Avaliação pela Equipe de Saúde.

Já o abrigo HIV/VER conta com profissionais de saúde de diversas especialidades e voluntários, e sempre precisa de pessoas com boa vontade de ajudar o próximo com doações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document