Estudantes participam de brincadeiras e oficinas, em Quatis

by Diário do Vale
PMQ-110 (FOTO 2 - DIVULGAÇÃO)

Brincadeiras: Atividades da Semana do Brincar em escolas e creches municipais de Quatis
(Foto: Divulgação)

Quatis- Corrida de velotrol, desenho com giz, modelagem de argila, corrida do ovo na colher, corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, cobra cega, brincadeiras com bolhas de sabão, teatro de fantoches, cineminha com pipoca e oficina de brinquedos feitos com sucatas, além de jogos de dominó e quebra cabeça. Estas e outras brincadeiras ficaram ainda mais em evidência em seis escolas e duas creches municipais de Quatis nesta semana. Realizadas pela secretaria de Educação, através da Coordenação de Educação Infantil, as atividades Semana Mundial do Brincar tiveram a participação de crianças e alunos na faixa etária de zero a cinco anos.
Promovida desde 2009, pela organização Aliança pela Infância, em parcerias com as prefeituras de vários estados brasileiros, a Semana Mundial do Brincar visa resgatar as brincadeiras muito comuns entre as crianças no passado, mas que praticamente estão ficando em segundo plano devido aos avanços da tecnologia e à falta de tempo motivada principalmente pelos compromissos profissionais dos pais. O tema da edição deste ano foi “O Brincar que encanta o tempo”.
Em Quatis, as unidades de ensino que participaram da Semana do Brincar foram as escolas municipais Edméa Dulce Barros Franco (Jardim Independência), Victoria Maria Prazeres e Valeriano (Jardim Pollastri), Ciep Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário), Benta Pereira (Joaquim Leite), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e Carlos Campos de Faria (Falcão), as três últimas na zona rural, além das creches professora Adriana Maria de Souza da Cruz (Santa Bárbara) e professora Conceição Aparecida Vieira Pena (Jardim Pollastri).
– O tempo para brincar com os filhos precisa ser encontrado mesmo diante dos chamados tempos modernos, nos quais, infelizmente, há situações cuja convivência entre pais e filhos é muito reduzida, ou praticamente não existe, devido aos compromissos dos adultos. Algumas atividades tiveram a participação dos pais e crianças justamente com o objetivo de contribuir para essa convivência tão importante e necessária. Tão importante e necessária que a palavra “tempo” fez parte do tema da edição deste ano – disse a secretária de Educação, professora Alessandra Almeida.
Já a coordenadora de Educação Infantil da Prefeitura de Quatis, Deise Ferreira da Silva, lembra que a Semana Mundial do Brincar está diretamente relacionada ao Dia do Brincar, cuja comemoração acontece sempre no dia 28 de maio, desde 1999, durante a 31ª Convenção Sobre os Direitos da Criança e das Nações Unidas.
– O Dia do Brincar conta com o reconhecimento da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) – afirma Deis, acrescentando que “a Aliança pela Infância é um momento internacional surgido há 20 anos, na Inglaterra, e as suas atividades junto às crianças envolvem a participação de voluntários, educadores e o poder público”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996