Evento no Memorial Zumbi fala dos 130 anos da abolição no país - Diário do Vale
sábado, 18 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Evento no Memorial Zumbi fala dos 130 anos da abolição no país

Evento no Memorial Zumbi fala dos 130 anos da abolição no país

Matéria publicada em 20 de maio de 2018, 18:30 horas

 


Exibição de documentário e lançamento do projeto Memória das Contas marcaram o sábado no espaço

Volta Redonda

Cerca de cinquenta pessoas participaram do evento “130 Anos da Abolição o Rufar dos Tambores para a Libertação” foi realizado na noite deste sábado (19), no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília.
No local, houve o lançamento do projeto Memória das Contas. Para a secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, a realização desse evento ocupa o Memorial Zumbi de acordo com o propósito com que foi criado. “Este é um espaço de discussão permanente. E falar sobre os 130 anos é pertinente. A igualdade deve ser debatida para ser alcançada”, acredita.
Para o prefeito do município, Samuca Silva, ocupar os espaços reservados para a cultura em Volta Redonda é importante. “Fomentar as diversas formas de expressão artística e cultural deve ser um compromisso do poder público municipal”, disse.
O projeto Memória das Contas prevê o mapeamento de casas religiosas afro brasileiras do município. Essa pesquisa e mapeamento das casas religiosas de matriz afro-brasileira visa catalogar e resgatar a história destas instituições, de seus fundadores e suas contribuições às comunidades nas quais estão ou estiveram inseridas.
Para Célia Morais, esse mapeamento vai tirar as casas de religião de matriz africana da clandestinidade. “Os principais objetivos são: descobrir quantos somos e nos tornar instituições religiosas reconhecidas e legalizadas”, falou.

Um comentário

  1. E da coragem e determinação da Princesa Isabel em enfrentar os fazendeiros donos do escravos? O que tem a falar o movimento?

Untitled Document