domingo, 21 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Exame de colonoscopia começa a ser realizado no Hospital de Itatiaia

Exame de colonoscopia começa a ser realizado no Hospital de Itatiaia

Matéria publicada em 20 de janeiro de 2018, 12:30 horas

 


Itatiaia – A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, começou a realizar na última semana os exames de Colonoscopia no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros. Anteriormente o exame era realizado apenas fora da cidade e de acordo com o setor de Tratamento Fora Domicílio (TFD), a ação tem o objetivo de diminuir a fila de espera do município em exames proctológicos.

A colonoscopia é um exame assintomático feito em homens e mulheres acima dos 50 anos para prevenção de câncer do intestino e o diagnóstico de outras patologias.

Para indivíduos que tenham na família casos de câncer de intestino grosso o procedimento pode ser necessário antes dos 50 anos de idade. Atualmente, a colonoscopia é um exame seguro e amplamente reconhecido como o método mais eficaz de rastreamento das doenças do intestino grosso.

– Estou há uns 7 meses aguardando para fazer o exame e fui surpreendido quando me ligaram para dizer que o procedimento tinha sido agendado. Esse exame é de suma importância pro município e representa um ganho muito grande para os moradores ter o procedimento sendo realizado aqui na cidade, pois com o diagnóstico precoce dá para cuidar e curar. Para Itatiaia é benéfico porque aí não tem o trabalho de ir para outra cidade – destacou o morador do Centro, Josimar de Souza Silva.

Oferta: Ação tem o objetivo de diminuir a fila de espera do município em exames proctológicos (Foto: Divulgação)

Oferta: Ação tem o objetivo de diminuir a fila de espera do município em exames proctológicos (Foto: Divulgação)

Segundo a Coordenadora do TFD, Carina Maia, cerca de 70 pessoas estão na aguardando para realizar o procedimento e a realização do exame em Itatiaia significa mais conforto aos pacientes da cidade.

– O grande diferencial ao fazer a colonoscopia no município é que hoje nós temos um mesmo proctologista que realiza o exame e a consulta. Ele verifica a necessidade do paciente de fazer o exame e depois ele mesmo faz o procedimento e isso para o paciente é muito importante porque o médico faz todo o acompanhamento do caso. A colonoscopia não era realizada em Itatiaia, antes o munícipe ia para uma empresa contratada em outra cidade e hoje ele tem a comodidade de estar dentro do hospital da cidade, perto de casa para fazer o exame o que traz mais comodidade e gera um tempo de espera menor – explicou à coordenadora.

Após o morador receber o pedido do médico na consulta realizada no posto de saúde referente ao seu bairro, o TFD é o responsável pelo agendamento dos exames que não são realizados no município.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Oba! Também quero! É com emoção ou sem emoção?

Untitled Document