ÔĽŅ Fam√≠lia de Volta Redonda pede ajuda para achar doador de medula - Di√°rio do Vale
terça-feira, 14 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Família de Volta Redonda pede ajuda para achar doador de medula

Família de Volta Redonda pede ajuda para achar doador de medula

Matéria publicada em 8 de janeiro de 2018, 19:47 horas

 


campanha: Rafael, que tem apenas seis meses, é portador da Síndrome de Wiskott Aldrich e precisa de doação de medula - Reprodução Facebook

Campanha: Rafael, que tem apenas seis meses, é portador da Síndrome de Wiskott Aldrich e precisa de doação de medula РReprodução Facebook

Volta Redonda

Um por todos e todos por um, essa frase clich√™ √© basicamente o resumo da campanha que a fam√≠lia e amigos dos pais do pequeno Rafael Moraes Dias, est√£o fazendo nas redes sociais. O beb√™, que tem apenas seis meses, √© portador da S√≠ndrome de Wiskott Aldrich, uma rara doen√ßa que diminui a expectativa de vida do afetado, devido ao grande risco de infec√ß√Ķes e sangramentos, principalmente, o craniano. Para que o Rafael seja curado, ele precisa de um doador de medula 100% compat√≠vel para a realiza√ß√£o de um transplante.
A gesta√ß√£o do Rafael foi tranquila, mas no segundo dia do nascimento os sintomas come√ßaram a surgir, contou os pais do beb√™, Larissa de Oliveira Morais Dia e Lucas Dias. ‚ÄúApareceram umas bolinhas no abd√īmen dele (pet√©quias), atrav√©s do resultado de um exame de sangue, foi constatada a queda de plaquetas. Ap√≥s um dia, outro exame foi realizado e as plaquetas estavam ainda mais baixas e logo ap√≥s, ele foi encaminhado para a UTI. Depois de sete dias de tratamento, foi liberado, mas devido a um sangramento, o mesmo foi internado para realizar uma transfus√£o de sangue por causa de uma anemia severa e nesse per√≠odo foram mais 24 dias de interna√ß√£o‚ÄĚ, explicou.
Larissa comentou que os m√©dicos suspenderam o aleitamento materno para tentar estabilizar o sangramento, ficando em dieta zero, onde era introduzida uma f√≥rmula especial de amino√°cidos para n√£o agredir o intestino dele. Mas as plaquetas ainda permaneciam baixas e o sangramento ainda persistia. ‚ÄĚEu j√° estava angustiada, pois n√£o tinha nenhum diagn√≥stico e eu queria saber o que ele tinha. Ent√£o, eu mesmo n√£o tendo nenhuma forma√ß√£o na √°rea de sa√ļde, fiz v√°rias pesquisas na internet procurando poss√≠veis diagn√≥sticos para o meu filho. Quando li sobre uma doen√ßa chamada “Wiskott Aldrich‚ÄĚ era praticamente os sintomas que meu filho tinha, ent√£o cheguei a comentar com alguns m√©dicos, mais muitos desconheciam a doen√ßa. Depois de ter ido a um especialista no Rio de Janeiro e realizado o exame pedido foi constatado a doen√ßa‚ÄĚ, salientou a m√£e, contando que v√°rios exames tinham sido feitos e nenhuma descoberta.

Doação

O quadro de sa√ļde do Rafael, no momento, √© est√°vel, apesar de alguns sangramentos. Para a cura, ele precisa da ajuda da popula√ß√£o. O interessado a fazer a doa√ß√£o deve procurar um hemocentro que realiza cadastro para transplante de medula e l√° ser√° feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml). Os dados s√£o inseridos no cadastro do REDOME, caso o resultado seja positivo, o doador ser√° informado. Para realizar a doa√ß√£o √© necess√°rio ter entre 18 e 55 anos e n√£o possuir nenhuma doen√ßa infecciosa ou incapacitante. No estado do Rio de Janeiro o √ļnico local de coleta para cadastro de doa√ß√£o de medula √≥ssea, √© Instituto Nacional de C√Ęncer – INCA. A fam√≠lia est√° tentando conseguir transporte junto com a prefeitura.
A doação é realizada no Rio de Janeiro, na Praça Cruz Vermelha, 23, Centro. Os interessados devem comparecer no local entre o horário de 7h30 as 14h30 de segunda a sexta-feira. Aos sábados, também é possível realizar o cadastro para doar medula, apenas se doar sangue, no horário de 8h as 12h. O doador ganha atestado para apresentar ao trabalho.

Vereadores querem estabelecer centro de referência em Volta Redonda

Os vereadores Dinho (PEN) e Jos√© Augusto (PDT), se reuniram com o Secret√°rio Municipal de Sa√ļde, Alfredo Peixoto, em busca de uma solu√ß√£o para que nosso laborat√≥rio se torne uma refer√™ncia de coleta de amostras de sangue, a serem encaminhadas ao Inca, visando a verifica√ß√£o de compatibilidade para pacientes que necessitam de transplante de medula √≥ssea. Segundo o relato de Dinho em sua p√°gina numa rede social, ‚Äúa reuni√£o foi proveitosa e o Secret√°rio se disp√īs a ajudar, colocando imediatamente sua equipe para agilizar conversas com a dire√ß√£o do Inca e Hemorio‚ÄĚ. Para ter acesso aos endere√ßos dos Hemocentros, √© s√≥ acessar http://redome.inca.gov.br/doador/hemocentros/.

Redes Sociais:
www.facebook.com/DoeMedulaProRafa

www.instagram.com/DoeMedulaProRafa

10 coment√°rios

  1. Vou procurar saber se posso ser doadora e se puder c certeza o farei eu me encontro no Rio de Janeiro √° trabalho

  2. Sempre tive a vontade de doar…mas a falta de informa√ß√Ķes aqui na cidade dificulta muito.

  3. meu telefone de contato 24 999873379 estou a disposição para ajuda esse anjinho,que DEUS possa ta entrando com a cura e abençoando essa vida em nome de jesus estaremos em oração.

  4. Parece que tem uma igreja em V.Redonda chamada Capela church, eles se re√ļnem na pra√ßa Jap√£o l√° na Vila. Ouvi dizer que ir√£o fazer uma excurs√£o com uma galera deles pro Rio pra fazerem a doa√ß√£o. Boa hein!

  5. Em Pinheiral tbm teve um evento desse. Apareceu tantas pessoas q a quantidade de material q o pessoal do Rio trouxe n√£o foi suficiente. Fa√ßam tbm em Volta Redonda para esse pr√≠ncipe. Bjs muita sa√ļde pra ele.

  6. NAO POSSO DOAR DEVIDO MINHA IDADE. MAIS SEI COMO E ISSO PARA A FAMILIA, JA PASSEI POR MOMENTOS SEMELHANTES. MAIS ESTOU A DISPOSICAO. POSSO LEVAR PESSOAS ONDE FOR PRECISO
    PARA FAZER O TESTE. TUDO VAI DAR CERTO

  7. Garotinho bacana, olhar vivo. Deve ser raro coincidir. Mas se a minha servir doarei com grande alegria. 24-99842-0475

  8. QUIMILA SIMARQUE OLIVEIRA

    Há uns anos atrás, Paracambi realizou um evento com esse fim. Foi previamente anunciado e, no dia e local marcados, boa parte da população compareceu para ser listado como doador de medula.Inclusive eu participei.
    Dever√≠amos fazer o mesmo aqui em Volta Redonda. √Č s√≥ organizar o evento direitinho. Vai ajudar bastante!

  9. embora não possa doar a medula doo os votos de esperança pra que tudo de certo infelizmente não posso nem doar sangue haja vista que quando criança tive hepatite tipo b

  10. Fé em Deus anjinho, vai dar tudo certo!

Untitled Document