segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Famílias de Porto Real conquistam o sonho da casa própria

Famílias de Porto Real conquistam o sonho da casa própria

Matéria publicada em 19 de maio de 2017, 15:10 horas

 


Reintegração de posse: Famílias contempladas com imóveis puderam desfrutar do novo lar (Foto: Alexandre AJ/Ascom PMPR)

Reintegração de posse: Famílias contempladas com imóveis puderam desfrutar do novo lar (Foto: Alexandre AJ/Ascom PMPR)

Porto Real – Famílias da cidade conquistaram o sonho da casa própria nesta semana. Após um processo de reintegração de posse, as 33 casas recém-construídas no Jardim das Acácias receberam seus novos moradores por direito. A reintegração ocorreu de forma pacífica.

– Tão logo foi feita a desocupação, as unidades foram vistoriadas e as chaves entregues às famílias cadastradas que possuem acompanhamento técnico social. Essas seguem pré-requisitos estabelecidos pelo governo federal e que estão há mais tempo na espera – explicou o subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Philippe Paiva.

Entre os critérios sociais levados em conta para a definição das famílias contempladas estão a renda familiar, número de dependentes, famílias chefiadas por mulheres, presença de idosos ou de pessoas com deficiência. – Existe déficit habitacional em todo país, somente em Porto Real temos 1.100 famílias inscritas no cadastro. Por isso existe a necessidade dos pré-requisitos. As famílias que assumiram as residências por direito nesta semana são todas moradoras de Porto Real e atendem a esses critérios. A sequência cronológica do cadastro serviu como forma de desempate. Todo o processo foi transparente e acompanhado pelo Conselho Municipal de Habitação que conta com representação da sociedade – informou o subsecretário, que adiantou já estar em fase de projeto um novo conjunto habitacional em Porto Real de 100 a 150 unidades, no bairro Freitas Soares.

A operação

Por decisão liminar da juíza Priscila Dickie Oddo, da Vara Única da Comarca de Porto Real, foi efetivada na última quarta-feira a reintegração de posse do conjunto de 33 casas em construção no bairro Jardim das Acácias. Os ocupantes dos imóveis já haviam sido notificados por oficial de Justiça e por autoridades municipais na semana passada. A Polícia Militar foi requisitada, mas não foi necessária entrar em ação já que a desocupação foi pacífica.

Através da secretaria municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, os pertences dos antigos ocupantes que se encontravam no local foram transportados aos endereços indicados pelos responsáveis. Aqueles que não apontaram uma destinação tiveram seus bens encaminhados a um depósito municipal, no Jardim Real, podendo ser retirados a qualquer hora pelos proprietários. Após a desocupação, a secretaria orientou as famílias envolvidas aos serviços disponíveis na rede municipal de assistência e ao cadastramento para futuros projetos habitacionais.

Untitled Document