Feira livre noturna cai no gosto da população em Barra Mansa

by Diário do Vale
Noturno: Vendas começam à tarde e entram noite adentro nas barracas montadas na Gare da Estação (Foto: Roze Martins)

Noturno: Vendas começam à tarde e entram noite adentro nas barracas montadas na Gare da Estação (Foto: Roze Martins)

Barra Mansa – Além de ter sido reformulada para atender bairros como Vista Alegre e Nove de Abril no calendário semanal, a feira livre de Barra Mansa ganhou uma edição especial. Às sextas-feiras acontece a Feira Livre Noturna da Gare da Estação, no Centro. Inicialmente o projeto tinha previsão de funcionar das 18h às 22 horas, no entanto o formato caiu tanto no gosto da população que as vendas começam às 14 horas, se estendendo até o período da noite.

No total, são quinze expositores com barracas padronizadas, comercializando produtos que vão desde folhosas, frutas, legumes, doces, embutidos, queijos diversos, linguiças, biscoitos caseiros, tapioca, entre outros. De acordo com o gerente de Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Galba Ribeiro de Andrade, a ideia de levar uma feira noturna para a Gare da Estação foi uma forma encontrada para “dar vida” e aproveitar o espaço, que fica no Centro da cidade e em um local estratégico.

– A proposta era animar e preencher esse espaço da Gare com alguma atividade que fosse acessível para toda a população – comentou o gerente.

Ainda segundo Andrade, outro objetivo da feira, visando fomentar os negócios dos feirantes, era conquistar o público que não pode ir á feira nos bairros, pela manhã, por conta do trabalho.

– Muita gente deixa de ir ao supermercado à noite. Então, por que não ir á feira? – enfatizou Ribeiro, ao acrescentar que a feira noturna acabou se tornando algo independente e com clientes diferenciados ao da feira diária.

“As pessoas que passam pela feira noturna são, geralmente, pessoas que estão saindo do trabalho e indo para casa, que trabalham no comércio ou que estejam no comércio da cidade”, disse.

Segunda etapa

Em uma segundo etapa, que ainda será cumprida, o gerente de Agricultura Familiar explica que a Feira Livre Noturna da Gare da Estação também deverá contar com um espaço de entretenimento.

A ideia, segundo ele, é aproveitar o outro lado da gare incluindo atrações musicais e barracas de alimentação.

– Esse será nosso próximo passo. Aproveitar o espaço com apresentação de violeiros e com barracas com produtos da roça para consumo local como, por exemplo, canjica, milho verde, pamonha, doces, pasteis, caldo de cana, entre outros – disse Andrade.

Com isso, segundo ele, a iniciativa estaria resgatando a ideia de feira de antigamente, quando o espaço não se limitava apenas a compra e venda, mas também por ser um ponto de encontro entre as pessoas. “Vai ser um espaço de negócios, mas também que também terá uma parte para resgatar a cultura local. O espaço é estratégico, a sexta-feira é um dia estratégico, por ser início de final de semana, e o projeto tem tudo para dar certo”, afirmou o gerente.

Conforme destacou o presidente da Comissão Provisória de Feirantes, Aroldo Carlos da Silva, que trabalha com linguiças e embutidos, a feira noturna caiu no gosto da população não só pelo fato de ser padronizada e com artigos diferenciados, mas também pela qualidade do produtos. Por ter início no período da tarde, os expositores têm condições de oferecer produtos produzidos ou colhidos no mesmo dia.

“Ao longo desse um ano de feira conquistamos clientes fixos e que não abrem mão de consumir os nossos produtos. A Gare é um local que favorece muito o nosso negócio. Barra Mansa tem um comércio forte e, por estarmos no Centro da cidade, acabamos atraindo esse público. Sem falar que a feira acontece em um horário de pico e em um dia da semana que as pessoas já aproveitam mesmo para fazer a feirinha de casa. Estamos muito satisfeitos com o sucesso da feira”, comentou o presidente.

A manicure Marlene Dias da Silva, de 56 anos, trabalha em um salão de beleza no Centro e, toda sexta-feira, compra os legumes e as frutas, para a semana seguinte, na feira noturna. De acordo com ela, a feira se tornou uma ótima opção para mulheres que, como ela, trabalham fora e quase não têm tempo de ir ao supermercado onde, conforme destaca, os preços e os produtos não possuem os mesmos preços e a qualidade da feira.

“Foi uma ótima ideia essa feirinha no período da tarde e à noite aqui no Centro. Além de ter dado um visual novo para a estação, que sempre fica cheia de moradores de rua, a feira tem produtos fresquinhos, com preços bons e acessíveis. O diferencial, com certeza, é a qualidade. Dias desses precisava de mandioca para uma receita, fui na feirinha comprar e encontrou o produto sendo vendidos, já sem casca e picado. Isso, pra quem tem o dia corrido, é tirar a sorte grande”, brincou Marlene.

 

Por Roze Martins

Especial para o DIÁRIO DO VALE

You may also like

4 comments

Morador 4 de setembro de 2016, 09:13h - 09:13

Excelente. São pequenas ações como essa que fazem as cidades funcionarem melhor, geram renda.

P.s. pequenas ações, que não exime o trabalho, o planejamento e a persistência dos pioneiros.

Cidadão de VR 3 de setembro de 2016, 21:40h - 21:40

Já fui em feira livre noturna no entorno de Brasília e em Manaus. Muito bom. Bem aceito e bem frequentado pela comunidade local. Tomara que V. Redonda siga o exemplo de B. Mansa.

Euclides 3 de setembro de 2016, 21:12h - 21:12

Adorei saber o dia vou passar ir la.Parabens Barra Mansa

Guilherme 3 de setembro de 2016, 18:16h - 18:16

Muito boa iniciativa.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996