Febre Amarela: Vassouras e Rio das Flores registram casos

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Em apenas um dia, surgem três novos casos de febre amarela no estado do Rio de Janeiro. Dados da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, revelam 23 registros da doença, de acordo com balanço divulgado no final da tarde desta terça-feira. Valença continua sendo a cidade com maior liderança de pacientes infectados, passando de 13 para 14 pessoas contaminadas. Outras duas cidades da região: Rio das Flores e Vassouras, entraram para a lista de registros, onde cada cidade passou a contar com um caso de febre amarela.

Outro município com maior incidência da doença é Teresópolis com quatro casos de febre amarela. As demais cidades: Nova Friburgo, Petrópolis, Miguel Pereira, Duas Barras, seguem cada uma com um registro da doença. Niterói segue com um caso de febre amarela em macaco. Para conter a doença a Secretaria Estadual de Saúde, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, decretou o próximo sábado (27), como o Dia D de Vacinação. Nesta data as unidades de saúde de várias cidades da região estarão abertas para atender a população.

Na maior cidade da região, Volta Redonda, este é o segundo sábado consecutivo que as unidades de saúde ficam abertas. Na semana passada, o município ofertou vacina em diversas localidades. Em apenas uma semana foram 111 mil vacinas aplicadas, outras 50 mil doses, chegaram nesta quarta-feira (24) para reforças as ações de combate à febre amarela. Até o Dia D da campanha nacional, em 24 de fevereiro, as unidades de saúde desta cidade permanecerão abertas aos sábados.

Podem ser vacinadas pessoas com 9 meses de idade até os 59 anos. Já os idosos, a partir dos 60 anos; os bebês entre seis e nove meses de idade; as gestantes; e os pacientes imuno deprimidos – em tratamento de câncer e contra o HIV, por exemplo, só serão vacinados munidos de documento com indicação médica. A SES ressalta ainda que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos.

A secretaria alerta ainda para que, ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o cidadão deve informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ. Desde o início de janeiro a SES adotou medidas preventivas em todo o estado, com a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996