Fundação de Cultura busca parceira para reestruturação da Igreja de Amparo, em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa

A Fundação de Cultura de Barra Mansa está à procura de uma parceria para reconstruir a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no distrito de Amparo. O imóvel é tombado pelo patrimônio municipal desde 2008, através do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). Na tarde da última quinta-feira, o superintendente da fundação de cultura, Cláudio Chiesse, acompanhado do empresário Gothardo Netto e membros da Cúria Diocesana de Volta Redonda visitaram o local.
Atualmente a igreja passa por reforma e restauração do telhado, por meio de um patrocínio da Light – concessionária de abastecimento de energia elétrica no município.
Durante a visita, foi constatada a necessidade de novas parcerias para que a igreja possa ser restaurada em sua totalidade.
– Solicitamos a ajuda das empresas municipais para que nos apoie nesta empreitada. Não podemos deixar que um patrimônio tão importante para o município se acabe desta maneira – declarou Cláudio Chiesse, acrescentando ainda que a nave da igreja está interditada desde abril de 2011.
– O forro estava cedendo e o telhado comprometido, por conta disso, as obras iniciaram a partir da cobertura do imóvel, seguindo recomendação técnica sobre a segurança estrutural do local – informou a assistente de patrimônio da Cúria Diocesana, Edna Fernanda Vieira.
A finalização de restauração do telhado está prevista para a segunda quinzena de abril.
Segundo o empresário e apoiador do trabalho em busca de recursos para a reforma da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Gothardo Netto, todo o projeto executivo da obra está formulado.
– Só precisamos de verba para que aconteça as próximas etapas da restauração. Devemos levar em consideração que o imóvel conta parte da história do Vale do Café e do município. Deixar que a igreja se deteriore é perda também da nossa identidade – considerou.

História

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, é a segunda mais antiga de Barra Mansa. O templo começou a ser construído em 1834. A obra foi finalizada em 1865 e segue o estilo neoclássico.
De acordo com o morador do distrito de Amparo, Luís Antônio Freitas, de 55 anos, a obra era algo muito esperado pela comunidade e pela população católica.
– Fui batizado, frequentei e me casei na igreja, aguardava ansioso pela obra e espero que as empresas se mobilizem para apoiar o projeto – declarou o morador.
Atualmente as missas e celebrações são realizadas na Capela de São Benedito, para a segurança da população.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996