sexta-feira, 21 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Guarda Municipal de Barra Mansa cria esquema especial para Carnaval

Guarda Municipal de Barra Mansa cria esquema especial para Carnaval

Matéria publicada em 9 de fevereiro de 2018, 15:00 horas

 


Barra Mansa

Pensando no bem-estar e segurança dos participantes do carnaval em Barra Mansa, a Guarda Municipal (GM) criou um esquema especial para os dias de folia. A orientação dada aos 35 agentes da GM e 58 policiais militares que participarão da segurança na cidade nos dias de carnaval é que será proibida a comercialização de qualquer produto nas residências ou por ambulantes não cadastrados durante o desfile dos blocos de embalo nos próximos dias.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, a medida visa evitar os mesmos transtornos registrados no ano passado. “Em 2017, durante os eventos pré-carnavalescos e no próprio carnaval houve uma demanda muito maior do que os hospitais do município podiam suportar o que ocasionou em transtorno e prejuízo para a população”, explicou. De acordo com ele, mais de 140 adolescentes e jovens foram hospitalizados com coma alcoólico, além de acidentados e indivíduos sob efeito de overdose de drogas.

O objetivo da ação da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar é fazer valer a lei municipal nº 4612/2017 que estabelece normas na realização de eventos em Barra Mansa. “Muitos dos organizadores de eventos durante o carnaval não têm estrutura para a realização de eventos que uma grande massa de pessoas exige como: fornecimento de banheiros químicos, seguranças particulares e água para os participantes. Por isso, foi necessário criar um esquema de segurança para que ocorra tudo dentro da ordem”, ressaltou.

De acordo com o comandante, o foco principal da ação será no bairro Roberto Silveira, devido às ocorrências já registradas no local. Será criado um processo de ocupação dentro do bairro durante a saída do Bloco do Boi com o objetivo de coibir o comércio nas residências, uso do som alto e a venda de bebidas de forma indiscriminada. “Muitos moradores do bairro montam barracas e vendem bebidas de forma não ordenada. Só será permitido comércio por parte dos ambulantes já cadastrados na Fiscalização de Posturas da Secretaria de Ordem Pública. Além disso, está proibida a venda de bebidas em garrafas, só será autorizada a venda de latas ou em copos descartáveis”, enfatizou. No ano passado, segundo a GM foram recolhidas mais de 500 garrafas de bebida alcoólica nas ruas, o que poderia ser usado como arma durante brigas.

Joel enfatiza que quem desobedecer à lei municipal e prosseguir com o comércio dentro de casa poderá ser multado na inscrição do imóvel. Somente quem tem o alvará de funcionamento poderá exercer o comércio durante a realização dos blocos. “Os residentes que continuarem vendendo em suas casas será multado na inscrição do imóvel. As barracas, incluindo caixas de isopor, serão recolhidas e o produto será apreendido”, alertou. Durante todo o percurso dos blocos na cidade, a Guarda Municipal estará atuando com reboque removendo e autuando os veículos estacionados irregularmente, com documento irregular e prática de som alto.

O comércio ambulante não cadastrado também será coibido durante a passagem dos blocos de embalo e nas matinês no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco. Segundo o gerente da Fiscalização de Posturas, Aliandre Martins, os ambulantes que trabalharão durante os blocos de carnaval já foram cadastrados. “A Fiscalização de Posturas estará trabalhando junto da Guarda Municipal e Polícia Militar fazendo um controle efetivo em relação aos bares e estabelecimentos comerciais que apresentarem algum tipo de transtorno para a segurança ou para os foliões, podendo ser notificados e até interditados durante o carnaval”, disse.

Hoje (9), foi realizada uma reunião no Parque da Cidade, com os donos de bares e estabelecimentos comerciais para explicar sobre o funcionamento durante a programação de carnaval, repassando aos responsáveis os cuidados paliativos para as comemorações e as regras de acordo com a lei municipal para uma festa alegre, segura e em ordem.

7 comentários

  1. Palhaçada, prefeito por favor manda pesssoal que cuida dessa área aqui p Volta Redonda p aprender com quem sabe como se lidera um carnaval com segurança sem acabar com a festa de quem gosta, vai virar campo de guerra se acontecer isso aí que entrevistado disse.tudo tem seu momento.

  2. O comandante da guarda também vai proibir todos de usarem Wi-Fi no carnaval kkkkkk.mandar é fácil quero ver ele meter as caras junto aos guardas.DU VI DO kkkk

  3. que isso geeeente isso é o ó

  4. Barramansense começando a respirar

    Muito bem! Tem que colocar ordem nessa cidade… Tem gente que acha que pode tudo nessa Barra Mansa. Põe som alto na rua, nas lojas. Vende mercadorias e deixa a calçada cheia de lixo. A avenida Joaquim leite está igual a rua da Alfândega no Rio, cada loja põe uma caixa de som mais alta que a outra com os funcionários gritando as promoções. Tem q por ordem mesmo!

  5. E o prefeito e os pançudos secretarios vao pra onde? Agora os guardinhas vao entrar nas casas e proibirem o cidadão de usar o vaso

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      E se achar ruim fica proibido de furinfar e assistir TV também. Se continuar chiando, sem internet!…

Untitled Document