Hospital Munir Rafful completa 17 anos e dobra leitos de CTI

by Diário do Vale
hospital do retiro - acs

Melhorias: Além da construção de leitos no CTI, outros setores do hospital também passaram por reformas (Foto: ACS)

Volta Redonda – O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful – o Hospital do Retiro – completa em maio 17 anos de atividades. Para comemorar a data, a unidade fez um mosaico contendo fotos e histórico do fundador do hospital, o médico pneumologista Munir Rafful. Mas não é só a lembrança do fundador que marca o aniversário do hospital: após inúmeros investimentos, passou de 65 para 111 leitos totais, e teve o número de leitos da CTI dobrados, passando para 12 leitos.

O atual Hospital Munir Rafful pouco lembra a antiga unidade, que funcionava em espaço bem menor, erguido para atender moradores do Retiro e localidades próximas. Os novos investimentos e o aumento do número de leitos possibilitaram a ampliação da oferta de atendimentos realizados pela unidade, chegando a cerca de 14 mil atendimentos mensais, divididos entre o Pronto Socorro, Ambulatório e Internações.

– Gostaria muito de ter trabalhado com o doutor Munir Rafful, o legado que ele deixou é magnífico. Ele é sempre uma referência para fazermos muito mais pelo hospital e população – afirmou a diretora da unidade, Márcia Cury, lembrando que, nas comemorações pelo aniversário do hospital e está programada para o dia 12 de maio uma missa de aniversário, às 10h, no hall do hospital.

Investimentos

Márcia Cury destacou que, além da construção de leitos no CTI, outros setores do hospital também passaram por reformas. Um deles foi o Pronto Socorro Adulto e Infantil, assim como o Centro de Imagem, o setor de Endoscopia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Já a Clínica Médica passou a contar com 26 novos leitos, e outros 14 leitos foram instalados para atender ao setor de Repouso, no Pronto Socorro.

O setor administrativo da unidade também passou por obras de melhoria e ampliações, como a construção de sala destinada à Ouvidoria, Assistência Social, Psicologia, Telefonia com Classificação de Risco, além de três novos consultórios médicos e salas destinadas ao repouso de médicos e enfermeiros. Quem chega à unidade pode notar ainda as obras de reforma na recepção, que foi ampliada e modernizada, com espaço para classificação de risco, em um ambiente arejado e climatizado.

Os investimentos no hospital também foram feitos nos equipamentos, como ressaltou a diretora da unidade.

– Os novos equipamentos contribuíram para um atendimento de melhor qualidade para a população como: novos aparelhos de Raio X móvel e fixo; autoclave de última geração, que permite dar maior capacidade  operacional aos centros cirúrgicos; aparelho de vídeolaparoscopia; novos monitores cardíacos; ventiladores pulmonares; aparelho de ultrassom com Doppler; e ainda TVs de LCD para enfermarias, além de  roupas novas para todas as unidades clínicas – disse Márcia, acrescentando que para agilizar os atendimentos, o hospital conta atualmente com uma ambulância equipada para o transporte de pacientes.

História de vida

Munir Rafful nasceu em Barra Mansa, em 25 de abril de 1936, em uma família de ascendência síria, concluiu a faculdade de medicina em 1966, na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Sempre inclinado ao interesse científico, fez Doutorado em Pneumologia e Pesquisa tornando-se uma das maiores autoridades internacionais em Pneumologia.

Conquistou bolsa de estudos para Pós-Doutorado em Pneumologia na França, no Hospital Beauson, através de incentivos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Acumulou diversos títulos e honrarias durante toda a vida acadêmica e profissional.

Ao se aposentar retornou a Volta Redonda, a convite do então prefeito Antônio Francisco Neto, prestando assessoria nas áreas de saúde, educação e cultura, onde criou diversos serviços e projetos visando sempre ao atendimento à população mais carente. O médico é autor de diversos projetos aprovados e implementados pelo prefeito Neto, como o descarte adequado de pilhas e baterias e o aproveitamento de chapas de Raios- X usadas.

– Com muito conhecimento e empreendedorismo, o Dr. Munir Rafful foi visionário ao implantar o hospital no bairro Retiro, onde identificou a carência hospitalar da população daquelas localidades – salientou o prefeito Neto.
Doutor Munir Rafful foi o primeiro diretor geral do Hospital do Retiro, onde nunca hesitou em realizar os atendimentos, na falta de médicos no Pronto Socorro. Permaneceu no cargo até janeiro de 2005, quando teve que se ausentar para cuidar de sua saúde, vindo a falecer em 6 abril de 2005.

You may also like

11 comments

MARDUK 29 de maio de 2016, 16:43h - 16:43

Poderia ser uma alternativa ao HSJB, inclusive ajudando a demanda neste último.

Adriane Campos e Dr Newton Camargo 9 de maio de 2016, 11:48h - 11:48

Bom dia a todos, somos funcionários do Hospital Dr Munir Rafful há dez anos e podemos falar na integra o que vi e vejo nesta Unidade, saliento que amo este lugar e assim como muitos trabalho por dedicação com intuito de elevar o nome do hospital independente de qualquer ano político. Ja passamos muitas dificuldades no Hospital mas hoje, digo que apesar das dificuldades que hoje nacionalmente enfrentamos a direção do Hospital vem se empenhando em melhorar o HMMR, tarefa extremamente difícil nos dias de hoje. Devido ao grande aumento de atendimento na rede publica visto que muitas famílias perderam seu empregos e assim seus convênios, as epidemias, a proporção de pacientes graves também acompanhou esta tendência, visualizando isso a direção do HMMR percebeu que a necessidade de inaugurar estes leitos de CTI o mais urgente possível se fez necessário, visto que estávamos com a nossa emergência lotada de pacientes graves e sem opção de transferência pela a insuficiência de leitos de CTI no hospital e na região. Ficamos muito tristes com a maldade de alguns comentários pois assistimos e ninguém nos contou o esforço desta direção em liberar estes leitos o mais breve possível preocupados único e exclusivamente em melhorar as condições de atendimentos aos pacientes realmente graves.

Duvida 10 de maio de 2016, 00:27h - 00:27

Mas já possuem aparelhagem nos 4 leitos novos? Porque um doente grave não pode focar em uma UTI sem aparelhagem, se fossem assim ficariam na enfermaria..

Natalia 10 de maio de 2016, 00:35h - 00:35

Ola, concordo com o que você disse, vem ocorrendo melhorias da infra estrutura e no atendimento no hospital a um certo tempo. E ficamos muito feliz com isso.. Mas como você está aí dentro a 10 anos pode me responder.. É verdade que são 12 leitos? Ou um total de 10? E os leitos foram inaugurados e já estão sendo utilizados internando 10 pacientes na UTI? Porque estava achando que ocorreu um erro nesta publicação e gostaria de esclarecer para a população. Obrigada!

REALIDADE E VERDADE 8 de maio de 2016, 22:32h - 22:32

Recado para o Matias;
Não se trata de ano eleitoral, estes investimentos estão sendo feitos ao longo dos anos da administração da Marcia Cury e sua equipe, estamos esperando pela sua visita.

Natalia 8 de maio de 2016, 20:39h - 20:39

Acho que ocorreu um erro na publicação desta matéria, a UTI do Hospital Munir Rafful tinha antes da reforma 6 leitos e foi ampliado com mais 4 leitos, então no total de 10 leitos, sendo que os leitos estão lá,, porém não estão ainda em uso, pois não possuem aparelhagem e funcionários para atender mais pacientes.. Então como inaugurar e publicar uma coisa se não está pronta para se usar? Esta publicação era para ser realizada a partir do momento que tudo estivesse correto e pronto para uso.

Pedro Gonçalves 8 de maio de 2016, 14:17h - 14:17

Parabéns! O hospital referência em gestão no sus! Minha mãe foi operada de catarata e não perde nada para rede particular! Continuem lutando para dar um atendimento digno aos que mais precisam!

Morador 8 de maio de 2016, 13:32h - 13:32

Esta um caos fora do comum…

Leitor 8 de maio de 2016, 13:19h - 13:19

Venho através deste, parabenizar a direção do hospital pelo investimentos na área de saúde, já considerando que V.R é um exemplo na área de saúde. Parabéns!!!!

Aline 7 de maio de 2016, 23:30h - 23:30

Que eu saiba só existe mais 4 leitos fora os que estão 6 estão em uso, pois os 4novos nem equipamento tem. Ainda tem a falta de funcionários que exige por lei. Fácil ostentarem uma coisa que não existe.

matias 8 de maio de 2016, 10:39h - 10:39

EM ANO ELEITORAL VALE TUDO.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996