Hospital São João Batista precisa de doação de leite materno

by Diário do Vale
Doação: Hospital São João Batista possui o único banco de leite materno no Sul Fluminense e que é responsável por toda a região Médio Paraíba - Mariana Netto

Doação: Hospital São João Batista possui o único banco de leite materno no Sul Fluminense – (Foto: Mariana Netto)

Volta Redonda – “Doar leite materno é multiplicar vida com esperança”. Algumas pessoas já devem ter escutado essa frase, ela faz parte da campanha que o Ministério da Saúde promove todos os anos, com o intuito de incentivar e alertar a população sobre a importância de amamentar e doar leite. Em Volta Redonda, o Hospital São João Batista, possui o único banco de leite materno no Sul Fluminense. Desde novembro, a procura por esse ato de amor, teve uma queda de 70%.

A responsável técnica pelo Banco de leite humano do hospital São João Batista  , Tatiane Lúcio Chaves comenta sobre a importância da doação e orientação da amamentação. “Eu sempre falo que nós não somos funcionários do banco de leite e sim militantes da amamentação, pois todos os dias temos que bater na mesma tecla, para que a mãe entenda a importância do leite dela para a criança e para aquela que está em casa, a importância da doação. Nós temos todo protocolo e um projeto que nós seguimos para orientar a mãe. Todos os dias, ás 10 e 16 h, temos a “hora da mamãe”, onde nós tiramos dúvidas e falamos dos mitos. Tem muitas mães que seguem algumas tradições para descer leite e isso é errado, então esse momento com elas é muito importante e necessário”, contou, explicando que a mãe deve ter uma boa alimentação e consumir verduras, frutas, legumes e bastante liquido.
A doadora Jenifer Cristina Moura Antero de Andrade comentou que doar leite é um ato muito importante, tanto para a doara quanto para o bebê que recebe. “A coisa mais importante pra um bebê é o leite materno e a melhor de todas, é poder ajudar um que esteja precisando da doação. Penso que o leite materno se traduz como uma essência de vida, que além de nutrir e transmitir imunidade também une mãe e filho em um contato tão íntimo quanto à ligação uterina. Amo poder ajudar e aconselho que quem ainda não é doadora que ajude. Devemos fazer o bem sem pensar duas vezes”, comentou.

Informações e doação

A responsável técnica pelo Banco de Leite, Tatiane Lúcio Chaves para ser doadora, a mãe precisa estar amamentando o seu filho e depois disso, basta ligar para o banco de leite que será preenchida uma ficha de pré-cadastro. “O programa da amamentação visa promover, proteger a criança e o aleitamento materno. Tem muita gente que fala que tem pouco leite, mas esse pouco pode ser muito para quem não tem nada. Nós estamos precisando muito de doação, pois vivemos em uma fase crítica, a quantidade que estamos recebendo é inferior da que precisamos. O leite humano doado, é destinado aos recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital São João Batista,  pois não temos doações para suprir as necessidades dos outros municípios.  Depois do processo de pré-inscrição, uma técnica de enfermagem irá até a residência da interessada, onde passará informações e orientá-la, além de entregar o kit que contém touca, máscara, cartilha e dois frascos para armazenar o leite”, explicou.
Tatiane  ainda explica sobre as questões de higiene na hora de retirar o leite e sobre os processos que devem ser feitos. “Caso a mãe tenha unha grande, o ideal é cortá-la e é indispensável à higienização das mãos e dos braços. Quando for retirar o leite, deve-se usar máscara, touca e lavar as mãos com água e sabão neutro ou sem cheiro”, explicou, enfatizando que o Hospital São João Batista, oferece o frasco para armazenar o leite. A orientação é para que a doadora utilize um copo de vidro, que deve ser fervido por 15 minutos, onde o mesmo deverá ser seco naturalmente, sem utilização de pano ou papel toalha. “Esse copo será utilizado para fazer a ordenha manual. Nós mandamos a etiqueta com todos os dados para colocar o horário e o dia da primeira ordenha”, afirmou.
O Banco de leite funciona todos os dias, de 7 ás 19h, inclusive em feriados. Para ser uma doadora, tirar dúvidas ou ter mais informações, basta ligar para o número 08002820092 que atende moradores de Volta Redonda e para o município e demais cidades, através do (24) 3348-9954.

You may also like

3 comments

Ácido fólico 8 de março de 2018, 11:35h - 11:35

Ele vai TEECEIRIZAR todo o atendimento do Hospital SÃO JOÃO BATISTA. Experiência que já deu errado em diversos hospitais públicos. Vai reduzir o salário dos profissionais para “ajudar” $$$$ o grupo que vai ganhar a licitação. Dinheiro da próxima campanha dele tá garantido. Vamos boicotar. Funcionários do HSJB fiquem espertos.

Eduardo 8 de março de 2018, 11:01h - 11:01

Doação de leite é importante, mas prefeito Samuca valorize os funcionários públicos não vá tercerizando tudo, se for por esse caminho pode dizer desistir da carreira politica.

Ácido fólico 8 de março de 2018, 10:59h - 10:59

Já está correndo na cidade a informação de que o SAMUCA vai privatizar o hospital SÃO JOÃO BATISTA. Fonte confiável está passando essa informação. Vamos evitar isso moradores de VR.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996