INB usa novos dispositivos no transporte das recargas de usinas

by Diário do Vale
Tecnologia: Indicador de impacto é colocado nos contêineres que transportam os elementos combustíveis para usinas nucleares (Foto: Divulgação)

Tecnologia: Indicador de impacto é colocado nos contêineres que transportam os elementos combustíveis para usinas nucleares (Foto: Divulgação)

Resende – A INB (Indústrias Nucleares do Brasil) está utilizando, desde a 22ª recarga de Angra 1, um novo dispositivo de segurança nos containers que transportam os Elementos Combustíveis (ECs) para os reatores das usinas nucleares brasileiras. Trata-se do indicador de impacto da AGM Shockmaster, um instrumento mais completo, robusto, de fácil manuseio e maior vida útil.

O indicador, dependendo da intensidade do impacto, mostra se causou algum dano ao EC durante o transporte, em razão dos buracos, dos quebra-molas ou batidas, por exemplos. Nestes casos, o indicador de impacto desarma e a equipe técnica que acompanha o transporte detecta o problema com segurança.

– Como ele (o AGM) era pioneiro, não conhecíamos o princípio do seu funcionamento. O trabalho foi grande para conhecer o funcionamento dele -disse o engenheiro Juliano Stivanin, que também participou da implantação do trabalho.

Além disso, foram feitas visitas ao INPE para calibração do equipamento.

Esse novo indicativo de impacto registra menos desarmes espúrios, ou seja, falsos, sem motivos aparentes. Quando acontece o desarme é necessário verificar se resultou algum dano ao EC, antes que ele seja inserido no reator.

Mas as ações dependem de quantos indicadores desarmarem (são quatro em cada container: dois em cada extremidade do EC). Dependendo da quantidade e posição dos indicadores desarmados, a inspeção pode ser feita na própria usina onde o EC será instalado ou ele volta para a Fábrica de Combustível Nuclear da INB em Resende, para que seja verificado o que aconteceu.

Conforme registro da INB, nos últimos dez anos apenas dois desarmes foram registrados: na 7ª recarga de Angra 2, em 2009 e na 20ª recarga de Angra, em 2014.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996