Itatiaia terá seis representantes na Conferência Estadual de Cultura

by Diário do Vale

Itatiaia –  Seis delegados vão participar da Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, que acontece nos dias 08 e 09 de junho, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. A escolha aconteceu durante a 4ª Conferência Estadual de Cultura – Etapa Regional Médio Paraíba, ocorrida no sábado (07) no município.  De acordo os organizadores, até o momento Itatiaia foi a cidade que reuniu o maior número de participantes de todas as etapas, um total de cento e quarenta pessoas. A etapa regional incluiu os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

Conforme o regimento da conferência, o número de delegados eleitos corresponde a 10% das pessoas credenciadas das cidades que participam da Etapa Regional e no município foram disponibilizas 14 vagas

Os delegados têm como função analisar as propostas apresentadas na conferência, sugerir alterações e votar cada uma delas.

– As conferências são muito importantes porque são espaços democráticos destinados ao encontro e debate entre a sociedade civil e poder público, com a finalidade de propor políticas, programas e ações a serem aplicadas e desenvolvidas junto às cidades.  Também ficamos muito felizes com o  grande público que participou da conferência e também em ter seis pessoas escolhidas como delegados, porque isso mostra que Itatiaia está presente  e que pode contribuir muito nas políticas culturais no nosso Estado –  disse o assessor de cultura Rafael Fioratto.

A conferência

De acordo com a Assessoria Especial de Cultura, entre os participantes estavam gestores públicos, agentes, animadores, músicos, produtores culturais, arte educadores, pesquisadores de cultura, entre outros. A programação teve início com o credenciamento dos participantes, seguida de uma apresentação de dança dos alunos da Casa da Cultura e logo depois foi realizada a abertura do evento.

Na sequencia o público pode conferir as discussões no  painel “A instalação do Sistema Estadual de Cultura do RJ e as ações  metas do Plano Estadual e Cultura do RJ/Cenário atual’.  Após o almoço foi realizado os debates dos grupos de trabalho  que incluiu os temas  ‘Infraestrutura cultural’, ‘Integração e desenvolvimento’, ‘Cultura e sustentabilidade’, ‘Democracia, cidadania e diversidade’, ‘Política cultural, Gestão e capacitação’ e ‘Preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultura’ e ao final foi realizada a plenária e a escolha dos delegados que votaram as deliberações.

You may also like

2 comments

James hatfield 10 de abril de 2018, 09:09h - 09:09

O famoso trem da alegria.

Platão, o Filósofo 10 de abril de 2018, 08:25h - 08:25

Imagino que saibam que o Rio está com mais de 30 teatros destruídos! Um horror para a Cultura, uma verdadeira lástima. E tomara que façam algo realmente pela Cultura do Estado, tomara que não fiquem esperando Godot.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996