Mais de 330 atendimentos odontológicos são realizados por mês em Itatiaia

by Diário do Vale

Itatiaia – A prefeitura de Itatiaia, através da secretaria de Saúde, disponibiliza tratamento odontológico gratuito a toda população. Atualmente o município conta com sete consultórios odontológicos, encontrados nas unidades de saúde da Vila Magnólia, Campo Alegre I e II, Vila Esperança, Vila Flórida, Penedo e Maromba.

Há também consultórios em unidades escolares como a Creche Municipal Roberto Cotrim, os colégios municipais Reinaldo Maia Souto, Fernando Otávio Xavier e Dom Ottorino Zanon e no CIEP 488. Vinte e dois cirurgiões dentistas e 17 auxiliares compõem a equipe de saúde bucal da cidade.

Para ter acesso aos serviços é necessário que o morador procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar a marcação. Os horários e as formas de agendamento variam de acordo com cada unidade. No caso das unidades de ensino o agendamento é realizado diretamente na escola.

Dentre os tratamentos dentários oferecidos à população estão os atendimentos de emergências e tratamentos odontológicos básicos como restaurações, limpeza dos dentes, aplicação tópica de flúor, entre outros.

Os atendimentos mais especializados atualmente também estão sendo realizados nas unidades de saúde, porém, a partir de junho os tratamentos voltarão a acontecer diretamente no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

No espaço, que será reinaugurado no próximo dia 30, serão realizados tratamentos de canal, gengiva, cirurgia oral menor (extrações de siso) biópsias orais para detecção do câncer bucal, casos de fraturas faciais por traumas externos, assim como o atendimento dos pacientes com necessidades especiais.

– Com a reinauguração, o paciente receberá do dentista da sua unidade de referência um encaminhamento no qual deverá ser entregue no CEO para a realização do agendamento e posterior consulta dentro da especialidade desejada. Após o término do tratamento, o paciente receberá um outro  encaminhamento no qual deverá ser entregue a sua unidade de origem – explicou o diretor de Saúde Bucal, Luciano Marques.

De acordo um levantamento do programa de Saúde Bucal, atualmente são realizados cerca de quatro mil procedimentos odontológicos por mês. Os números incluem todas as unidades, contando também com o laboratório de prótese dentária.

– Através desses serviços a prefeitura busca sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em alguns casos são procedimentos mais simples, porém, existem também aquelas pessoas que precisam de tratamentos mais complexos e que muitas vezes o tratamento pode sair caro. E é importante que a prefeitura dê uma atenção especial a todos os casos com a oferta desses serviços tão fundamentais para a população – finalizou o diretor.

Cuidados: Vinte e dois cirurgiões dentistas e 17 auxiliares compõem a equipe de saúde bucal da cidade (Foto: Divulgação)

Cuidados: Vinte e dois cirurgiões dentistas e 17 auxiliares compõem a equipe de saúde bucal da cidade (Foto: Divulgação)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996