sexta-feira, 21 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Mais de 500 pessoas são imunizadas contra febre amarela em Resende

Mais de 500 pessoas são imunizadas contra febre amarela em Resende

Matéria publicada em 25 de abril de 2018, 09:03 horas

 


 Novo grupo: Vacinas agora estão disponíveis também para gestantes e idosos com mais de 59 anos (Foto: Divulgação.)

Novo grupo: Vacinas agora estão disponíveis também para gestantes e idosos com mais de 59 anos (Foto: Divulgação.)

Resende – O final de semana prolongado foi de prevenção em Resende, onde houve plantão de vacinação contra a Febre Amarela no Centro Municipal de Imunização, na área urbana, e também em seis unidades localizadas na zona rural, além de busca ativa, com visitas domiciliares, em Vargem Grande e Fumaça. No total, 514 pessoas foram vacinadas e estarão protegidas contra a doença que vem causando preocupação em todo o país. Os números foram considerados satisfatórios pela Secretaria de Saúde, que alerta que a vacinação continua sendo feita em todo o município.
A novidade agora fica por conta da disponibilidade da vacina para mulheres gestantes e pessoas com mais de 59 anos, grupos que anteriormente não estavam contemplados na campanha. No entanto, outros grupos seguem com contra indicações à vacina, como os pacientes que têm reação alérgica à proteína do ovo; pessoas que estão em tratamento de radioterapia e quimioterapia; pacientes em tratamentos com corticóides; pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores, portadores de doenças autoimunes, bebês com menos nove meses, portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas, além de portadores do HIV/AIDS (somente com autorização médica).
De acordo com o Centro Municipal de Imunização, das 514 doses aplicadas no fim de semana prolongado, 220 foram na zona urbana do município e 294 na zona rural. Com este acréscimo, sobe para 109.052 o número de pessoas vacinadas em Resende contra a Febre Amarela. Até a última sexta-feira, dia 20, o total era de 108.538 pessoas imunizadas – número maior que o estabelecido pelo Ministério da Saúde e que já correspondia a 100,98% do público alvo. A coordenadora do Centro, Maria Regina de Paula, no entanto, lembra que o trabalho não pode parar e que as pessoas que ainda não se imunizaram precisam se conscientizar e se proteger.
– A vacina é a única maneira de prevenção e pode salvar vidas. A maior prova disso é que todos os casos de óbito no país até hoje foram de pessoas que não se vacinaram. Por isso, é de extrema importância que as pessoas se conscientizem e compareçam às unidades de saúde para se imunizar – reforça Maria Regina de Paula.
As vacinas continuam sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h em todos os Postos de Saúde da Rede, nas zonas urbana e rural, além do Centro Municipal de Imunização. Para receber a dose não é preciso apresentar nenhum documento específico, mas quem tiver a Caderneta de Vacinação deve levá-la ao posto, onde será feita a ficha do paciente.

Vacinação contra Influenza

Além da vacina contra a Febre Amarela, os Postos de Saúde do município também iniciaram nesta terça-feira, 24, a vacinação contra o vírus Influenza. Destinada a grupos prioritários, compostos por gestantes, idosos, presos e funcionários do sistema carcerário, profissionais da saúde, puérperas (mulheres pós parte com até 45 dias) e crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, a vacinação segue até o dia 1º de junho. A expectativa do município é vacinar cerca de 20% da população

Confira o calendário

24/04 a 27/04 – Idosos, presos e funcionários do sistema carcerário
24/04 a 1º/06 – Gestantes e idosos
30/04 a 04/05 – Profissionais da saúde
07/05 a 11/05 – Puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias) e crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos
12/05 – Dia D – Todos os grupos
14/05 a 18/05 – Crianças a partir de 5 anos até adultos com mais de 60 anos com comorbidades (todos com prescrição médica)
21/05 a 25/05 – Professores das redes pública e privada de ensino
28/05 a 1º/06 – Todos os grupos

 

Untitled Document