‘Mãos a Horta’ incentiva cultivo de hortaliças nas escolas de Pinheiral

by Diário do Vale
‘Mãos a Horta’: Alunos fazem o plantio e manutenção das hortaliças, apreendendo técnicas ambientais e agropecuárias (Foto: Divulgação/Ascom PMP)

‘Mãos a Horta’: Alunos fazem o plantio e manutenção das hortaliças, apreendendo técnicas ambientais e agropecuárias (Foto: Divulgação/Ascom PMP)

Pinheiral – O projeto “Mãos a Horta”, da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, tem incentivado o cultivo de hortaliças nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é promover hábitos saudáveis e introduzir a educação alimentar no dia a dia dos estudantes.

Além da educação alimentar, o projeto visa reduzir custos da secretaria na aquisição dos alimentos que são utilizados na merenda escolar.

Segundo a prefeitura, o projeto beneficia 3,6 mil alunos da rede e foi iniciado com a ativação de uma horta central, que fica na sede da secretaria de Educação. No local os alunos das escolas municipais participam do processo semeando hortaliças e legumes. O próximo passo é ampliar o projeto para que cada escola possa ter sua horta.

De acordo com o coordenador de Nutrição, da Secretaria de Educação, Fernando Cabral, o projeto já vem sendo executado há um mês e já teve resultado, tanto que, a colheita já foi utilizada no cardápio das escolas. A previsão é que, em um período curto, a secretaria já seja autossuficiente na produção de folhagens que são fornecidas para o cardápio da merenda escolar.

– Estamos fazendo um resgaste de um projeto que já deu certo no passado. Aliás, esse projeto já recebeu prêmios de incentivo à merenda escolar, e já fomos apresentá-lo em outros estados nos anos de 2010 a 2011. É um projeto muito interessante, pois une a educação alimentar e ambiental e, ao mesmo, tempo traz uma economia financeira significativa para a secretaria de Educação – disse o coordenador.

No projeto os próprios alunos fazem o plantio e manutenção das hortaliças, apreendendo técnicas ambientais e agropecuárias. Os produtos são 100% orgânicos e ajudam na melhoria da alimentação escolar no município.

You may also like

3 comments

Verdade 30 de maio de 2017, 12:49h - 12:49

Este projeto começou a ser desenvolvido pelo falecido Mário Garcia no governo do Dr.Toninho.

PLATÃO, O FILÓSOFO 30 de maio de 2017, 07:51h - 07:51

Epa!!! Mãos à Horta tem crase. Vamos cuidar bem de nossa Língua Portuguesa, por favor.

Euzinho 30 de maio de 2017, 07:40h - 07:40

Eu cultivo hortaliças no meu quintal, na Europa isso é muito comum.
Se plantar dá…
Se não plantar , não dá…
Qualquer cantinho , jardineira, até mesmo em vasos dá .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996