Moradores afetados por chuvas tiram dúvidas sobre saque do FGTS

by Diário do Vale
Reunião: Moradores de diversas regiões de Itatiaia poderão solicitar o benefício a partir da próxima terça-feira (Foto: PMI)

Reunião: Moradores de diversas regiões de Itatiaia poderão solicitar o benefício a partir da próxima terça-feira (Foto: PMI)

Itatiaia – Os moradores de Penedo, Maromba e Maringá, afetados pelas fortes chuvas de março participaram de uma reunião na quinta-feira (19) com o Gabinete de Gestão de Crise de Itatiaia e a gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF) da cidade, Marzul Aguida. O encontro aconteceu no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e serviu para esclarecer e tirar dúvidas dos moradores sobre o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que será liberado para os trabalhadores das regiões atingidas após o reconhecimento, pelo Governo Federal, da situação de emergência da cidade.
De acordo com o auxiliar de Defesa Civil, Rodrigo Rocha, a solicitação da retirada do benefício seguirá um cronograma pré-estabelecido pela Caixa Econômica Federal e o procedimento poderá ser feito em qualquer agência da Brasil.
– Após as chuvas intensas que caíram entre os dias 03 e 07 de março em nossa cidade, a prefeitura criou o gabinete de gestão de crise com o objetivo de solucionar os problemas deixados pela chuva. Foi elaborado um Decreto de Situação de Emergência que foi legitimado pelo Governo Federal e que dá acesso ao saque do FGTS dos trabalhadores dos locais afetados. A solicitação do benefício poderá ser feita em qualquer agência da caixa, mas é preciso ficar atento ao calendário estabelecido pela CEF – explicou Rodrigo.
Poderão solicitar o benefício a partir da próxima terça-feira (24) os trabalhadores residentes em Maromba, Maringá, Vale das Cruzes, Vale do Pavão e Vale da Grama e também em Penedo nas localidades da Fazendinha, Vale do Ermitão, Córrego Frio, África I e II, Jambeiro I e II, Bela Vista e Harry Bertell.
O valor do saque terá o limite de R$ 6.220,00 desde que o trabalhador possua o saldo equivalente na data da solicitação e que o intervalo entre uma movimentação e outra não seja inferior a 12 meses. Para que possam dar entrada é necessária a apresentação de documentos como, RG,CPF, CTPS  e Comprovante de residência de até 120 dias antes da tragédia, sendo todos originais e cópias.
– Esse dinheiro vai vir em boa hora porque tem muita gente desempregada, eu mesmo estou então vai me ajudar bastante. Dentro daminha casa não aconteceu nada, mas o quintal foi atingido e o dinheiro vai ajudar bastante não só a mim, mas a meus vizinhos e amigos que também sofreram com a chuva – comentou o morador de Penedo Rafael Souza.
No caso do comprovante de residência em nome do trabalhador, o mesmo pode ser conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros, desde que emitidos nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência. Já no caso de comprovante de residência em nome do cônjuge, é necessária também a apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
Os interessados terão até o dia 02 de julho de 2018 para fazer a solicitação do benefício em qualquer agência da CEF e as dúvidas podem ser esclarecidas no Cras de referencia dos moradores.

 

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