Museu da cultura italiana atrai turistas a Porto Real

by Diário do Vale
História: Espaço conta com um vasto acervo de peças e fotografias, além de recortes de jornais (Foto: Dorinha Lopes/Ascom PMPR)

História: Espaço conta com um vasto acervo de peças e fotografias, além de recortes de jornais (Foto: Dorinha Lopes/Ascom PMPR)

Porto Real – Um lugar que resgata a história e a cultura de Porto Real e que demonstra a importância que a colonização italiana teve para o município. Essa é a Casa do Imigrante que atualmente se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade, com o cunho ainda de fortalecer raízes. Localizada no Horto Municipal, a casa está com a marca aproximada de 11 mil visitantes e atrai pessoas não só da região, mas também de outros estados e até países como Itália, Japão, Portugal, Holanda e França. A entrada é gratuita.

Casa do Imigrante em Porto Real fica aberta de terça a sexta-feira; aos finais de semana com visitas agendadas (Foto: Dorinha Lopes/Ascom PMPR)

Casa do Imigrante em Porto Real fica aberta de terça a sexta-feira; aos finais de semana com visitas agendadas (Foto: Dorinha Lopes/Ascom PMPR)

Criada em 2012, a casa ligada à Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, reúne um acervo de fotos e objetos trazidos pelos imigrantes italianos e outros que foram doados por família dos descendentes.

O espaço conta com um vasto acervo, entre eles, cerca de 100 peças entre relógios, rádios, moedor de café, panelas, ferros, máquinas de costura e 200 fotografias dos primeiros imigrantes e famílias que compõem a história do município. Expõe ainda aos visitantes recortes de jornais e registros da participação dos descendentes italianos de Porto Real nas gravações da novela “Terra Nostra”, da TV Globo e exibida em 1999.

Segundo a turismóloga Danielle Delfino, a Casa do Imigrante tem como princípio valorizar a cultura italiana e resgatar parte da história da cidade.

– A casa é um grande orgulho para os moradores de Porto Real, pois aqui eles encontram o verdadeiro resgate da história da cidade, que teve seu início com a instalação do Engenho Central, a indústria açucareira, a vinda de Dom Pedro II e a Família Real, passando pela colonização italiana e finalizando com a chegada à fase da emancipação da cidade e sua industrialização – destacou.

Ocasionalmente ainda é oferecido o curso de culinária com parcerias como a da Associação Vittorio Emanuele II, que recebe os moradores do município e região.

Serviço

O museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 16h. Aos finais de semana funciona com visitas agendadas pelo telefone (24) 3353 1221.

Semana Nacional de Museus

No ano passado, a Casa participou da 14ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Através da parceria com o Instituto Dagaz foi montada uma exposição para o evento, onde recebeu diversos visitantes para prestigiar a mostra.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996