‘Mutirão da Saúde’ é realizado em Volta Redonda para acelerar atendimento médico e cirurgias

by Diário do Vale

Volta Redonda – Um “mutirão da Saúde” organizado pela prefeitura visa reduzir a fila de espera para consultas, em diversas especialidades e cirurgias. O mutirão vai oferecer, até o final de março, sete mil vagas para consultas em ortopedia, oftalmologia, urologia, entre outras. A ação inclui as ainda cirurgias de catarata. A previsão é que 400 procedimentos sejam realizados por mês. “O mutirão marca o retorno das cirurgias de catarata no município, que estavam paralisadas há nove meses”, afirmou a secretária de Saúde, Márcia Cury.

Segundo ela, as cirurgias de catarata foram reiniciadas na segunda-feira (13), mas a ideia é realizar o “Mutirão de Cirurgias”, agregando outras especialidades. “Já estamos fazendo o levantamento do custo operacional e aquisição de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), principalmente para cirurgias ortopédicas e de urologia”, ressaltou Márcia Cury.

Também foi implantado na Policlínica da Cidadania o terceiro turno. A medida, segundo a secretária, é para extinguir a demanda reprimida de consultas em algumas especialidades. A primeira fase do mutirão vai até dia 31 de março. “Resolvemos ofertar mais consultas para atender melhor a população. Somente para oftalmologia, ortopedia, urologia e gastroenterologia temos uma demanda reprimida de 10.877 consultas acumulada nos últimos anos”, informou Márcia Cury.

De acordo com Márcia Cury, a oftalmologia vai praticamente dobrar o número de consultas ofertadas no período do mutirão. “Estavam previstas 2.694 consultas e serão realizadas 4.854, ou seja, 2.160 a mais”, garantiu a secretária, lembrando que, para isso haverá ainda agendamento para o sábado (18).

Para ortopedia, serão ofertadas 900 consultas e para gastroenterologista, os atendimentos vão passar do dobro, com o mutirão: além das 617 vagas previstas, serão abertas mais 630. “A próxima ação da secretaria de Saúde para encerrar a demanda reprimida por consultas com especialistas será a contratação de médicos urologistas para integrar o mutirão”, confirmou Márcia Cury, acrescentando que a secretaria fará o mesmo para zerar a espera por exames no município.

Nesta etapa, ainda foi ampliada a agenda para alergista. A oferta de consultas passou de 40 para 325 vagas. Para a realização do Mutirão da Saúde foram consideradas as demandas reprimidas e os atendimentos represados até seis meses atrás, exceto para ortopedia e oftalmologia que foram considerados até um ano atrás. A decisão obedece a protocolo do Ministério da Saúde. “Após esse período, os pacientes deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família para nova avaliação”, esclareceu Márcia Cury.

Marcia Cury diz que ação prevê atendimento em várias especialidades (foto: Arquivo)

Marcia Cury diz que ação prevê atendimento em várias especialidades (foto: Arquivo)

 

You may also like

16 comments

Valéria 17 de fevereiro de 2017, 23:49h - 23:49

Gostaria de saber sobre a bariatrica estou a 2 anos na fila de espera e até hj, nunca fui chamada pra uma avaliação.

Andréia 17 de fevereiro de 2017, 12:41h - 12:41

Espero que realmente aconteça, pois aguardo uma consulta co um cirurgião vascular a 2 anos e 5 meses, estou com a minha safena obstruida, e só eu sei como incomoda, perna incha, fica vermelha e doi muito.

Paulo Magalhães 16 de fevereiro de 2017, 21:09h - 21:09

Parabéns Márcia Cury, competente, preocupada e envolvida com a saúde de VR, mesmo com tantos problemas ainda mantém sua agenda de atendimento a população, uma equipe envolvida e que com certeza fará um excelente trabalho.

cidadao indignado 16 de fevereiro de 2017, 19:35h - 19:35

Só pode ser piada mesmo, porque quem vai fazer algo nao fica colocando em paginas de jornais, ele pega e realiza e pronto. Então , com todo respeito, faca acontecer, e esquece este negócio de mutirão. Meu apoio e total para quem realiza, e espero que você seja uma delas. Só para lembrar, não sou da área de saúde, mas acredito que banheiros nojentos como o que ha no cais do aterrado, não combina com saúde. Ou sera quem em casa o banheiro e daquela forma. Solicito que compareca ao local e comprove o que digo.

Greice 17 de fevereiro de 2017, 07:31h - 07:31

Deixa de ser ridículo meu amigo se não houver divulgação as pessoas não vão procurar atendimento.
Fale coisas úteis.
Nimguem aqui tá falando de banheiro.
Aff

Irene 17 de fevereiro de 2017, 18:51h - 18:51
Irene 17 de fevereiro de 2017, 18:55h - 18:55

Quem suja os banheiros são os sem noção que só sabem criticar..Ou vai ver sujam de propósito pra poder reclamar.m

NILON MARTINS 16 de fevereiro de 2017, 18:29h - 18:29

OLA GALERA A MARCIA CURY TEM MEU APOIO, SOU NIILTON MARTINS, ESTOU SEMPRE AJUDANDO A POPULAÇÃO. A IDEIA E OTIMA, FAZER MUTIRÃO NA SAÚDE SERÁ OTIMO. DEUS ESTEJA COM VOCE AMIGA MARCIA CURY,NESSA MISSÃO DE SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAUDE. CADA FUNCIONARIO (A) ESTA DE PARABENS SÃO PESSOAS QUE ESTÃO SEMPRE BUSCANDO AJUDAR A POPULAÇÃO. DEIXO UMA SUGESTÃO AMIGA MARCIA CURY. OS EXAMES DE ALTO CUSTO PRECISA TER UMA DEFINIÇÃO,NA CONFERENCIA DE SAUDE DEIXAMOS A SUGESTÃO DE FAZERMOS PARCERIAS, COM SINDICATOS, IGREJAS,E ASSOCIÇÃO DE APOSENTADOS, PRA MONTAR UMA CLINICA COM OS APARELHOS NECESSARIOS PRA EXAMES DE ALTO CUSTO, BOM SEI QUE E POSSIVEL. DEIXO UM RECADO AOS PREFEITOS DE CIDADES VIZINHAS, POR FAVOR, FAÇA ALGUMA COISA NA SUA CIDADE PRA AJUDAR SEU POVO, BARRA-MANSA……E BARRA DO PIRAI, A POPULAÇÃO CORRE PRA VOLTA REDONDA. O EXEMPLO ESTA AQUI, COM A MARCIA CRUY FAZENDO O MUTIRÃO DA SAÚDE. PREFEITOS DA REGIÃO, DÊ APOIO AOS SEUS SECRETARIOS (AS) DE SAÚDE, TEM QUE TRABALHAR. FAZER O BASICO, NÃO CUSTA CARO. A PREVENÇÃO E O MELHOR REMEDIO PRA SAUDE. ABRAÇOS MARCIA CURY, E TODA EQUIPE DE TRABALHO. ESTOU AQUI PRA DIZER QUE ESTOU COM VCS, NO QUE PUDER AJUDAR. ABRAÇOS.

Jackvr 16 de fevereiro de 2017, 13:08h - 13:08

PRA QUEM NÃO SABE A MARCIA QUE NÃO É DOUTORA JÁ TRABALHA A OITO ANOS NA SAÚDE DE VOLTA REDONDA COMO DIRETORA DO HOSPITAL DO RETIRO NA GESTÃO DO PREFEITO NETO , LÁ NO HOSPITAL ELA NÃO FEZ NADA IMAGINA SE VAI FAZER NA SAÚDE TODA DE VR ESSE SAMUCA TÁ DE SACANAGEM SÓ COLOCARAM ELA PQ ELA É PARENTE DO VICE PREFEITO MAICON E DISSERAM QUE NESSE GOVERNO TINHA QUE TER CURRICULUN PRA ENTRAR KKKKKKKK

EL CID 16 de fevereiro de 2017, 16:50h - 16:50

Pelo visto você acha que DOUTORA é título só de Médica né ? Precisa estudar mais cara.

Eros Alves Simeão 17 de fevereiro de 2017, 00:55h - 00:55

mUITAS VEZES A GESTÃO ADMINISTRATIVA EM SAÚDE É MELHOR EXERCIDA POR PESSOAS QUE TÊM HISTÓRIA DE UM BOM TRABALHO NA SAÚDE DE VOLTA REDONDA, SOU MÉDICO E JÁ PRESENCIEI A MARCIA FISCALIZANDO O PRONTO SOCORRO DO H. RETIRO, VER SE REALMENTE O ATENDIMENTO ESTA SENDO FEITO NORMALMENTE, SE OS PROFISSIONAIS CONTRATADOS PARA O PLANTÃO ESTÃO DE FATO EM SUAS FUNÇÕES, SE OS EXAMES DE ROTINA DE PRONTO SOCORRO ESTÃO SENDO REALIZADOS NORMALMENTE. MUITOS ME CONHECEM COMO O MÉDICO DO SANTA CRUZ QUE SE INDIGNOU COM UMA GOTA´DÁGUA QUE ENCHEU O COPO E TRANSBORDOU! FIQUEI MUITO FELIZ QUANDO SOUBE QUE MÁRCIA IRIA SER A NOVA SECRETÁRIA. TENHO CONFIANÇA NELA TANTO COMO PESSOA QUANTO GESTORA (INCLUSIVE CAPACITADA PARA ISSO, INDEPENDENTE DE SER MÉDICA OU NÃO!! QUANTO A POLÍTICA, SAMUCA MOSTRA QUE FALOU A VERDADE QUANDO DISSE QUE EM SEU GOVERNO PESSOAS CERTAS PARA OS LUGARES CERTOS SERIAM BEM-VINDAS À SUA EQUIPE, MESMO JÁ ESTANDO NA ÁREA HÁ VARIOS MANDATOS EM GESTÕES ANTERIORES. QUANDO HAVIA QUALQUER PROBLEMA PUDE CONTAR COM ELA PARA POSSIBILITAR TRANSFERENCIAS ENTRE UNIDADES DE BAIXA COMPLEXIDADE PARA UM HOSPITAL (HMMR OU HSJB), OU SEJA, ME MOSTROU COMPROMISSO COM O QUE SE DISPÓE A FAZER! BOLA PRA FRENTE QUE HÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL!! TINHA PACIENTES MEUS AGUARDANDO HÁ MAIS DE 1 ANO PARA CONSULTAR-SE COM ORTOPEDISTA, OFTALMOLOGISTA, ATRASOS EM ULTRASSONOGRAFIAS, DEMANDA REPRIMIDA, E AGORA JÁ SOU SURPREENDIDO COM ESSAS AÇÕES QUE BUSCAM ATENDER MAIS RAPIDAMENTE O PACIENTE!! PARABÉNS MARCIA E TODA A EQUIPE SMS! A MUDANÇA ESTÁ CHEGANDO!

PLATÃO, O FILÓSOFO 16 de fevereiro de 2017, 12:19h - 12:19

Querida Márcia, sabemos de usa competência, contudo, a população precisa ser mais bem informada sobre a “febre amarela”. Ninguém saba nada. Uma dica: que tal elaborar informativo, como foi feito sobre a dengue, contendo algumas informações básicas e necessárias que todos devem saber? A sugestão foi feita.

TA DE OLHO 16 de fevereiro de 2017, 08:22h - 08:22

ESPERO QUE SEJA RESOLVIDO MESMO, POIS É UM ABSURDO ESPERAR POR UMA CONSULTA COM ORTOPEDISTA POR 6 A OITO MES OU ATÉ UM ANO, MINHA MAE, ESPEROU POR DOIS ANOS POR UMA CIRURGIA DE CATARATA, POR FIM OPEROU UMA VISTA , JA TEM 4 MESES NA ESPERA DE NOVO, COM TODOS OS EXAMES PRONTOS, DAQUI A POUCO TEM DE FAZER TODOS DE NOVO, ELA JA VAI FAZER 89 ANOS, É LUCIDA E GOSTA DE FAZER OS TRABALHOS MANUAIS DELA E NAO ESTA CONSEGUINDO FAZER POR CAUSA DAS VISTAS

EL CID 15 de fevereiro de 2017, 15:44h - 15:44

Faço muita fé na Doutora Márcia, competente e simples. Vai melhorar mais a saúde em VR> Parabéns.

PAGANDO PRA VER 15 de fevereiro de 2017, 15:36h - 15:36

SO ESPERO QUE ATE LA NAO CONTINUE FALTANDO COLETOR SCARPACK , AGULHAS , SERINGAS, JELCO , ALCOOL. ESPARADRAPOS, MICROPORE, LUVAS, ETC

POIS ESTE GOVERNO DE TANTAS PROMESSAS E NENHUMAS MUDANÇAS JA ESTA COMPLICADO

PLATÃO, O FILÓSOFO 16 de fevereiro de 2017, 12:28h - 12:28

OK, contudo, vamos combinar que o governo atual tem muitos desafios a serem enfrentados, vamos com calma. Afinal, ninguém ignora que foram anos, muitos anos de vícios políticos, falou-se muito, e muito ficou sem fazer; o governo Samuca pegou uma cidade maquiada, que vivia basicamente de marketing. Por outro lado, não vamos nos esquecer de que o governo do Samuca não tem nem dois meses ainda. Logo, meu caro, vamos com calma. Vamos ter paciência, acreditar e, por favor, vamos torcer a favor, pois, quem ganha torcendo contra, quem? Boa sorte, Samuca e toda equipe, que já vem fazendo a diferença…. Isso é só o começo. Acredito nesse governo. Vai melhorar, tenho certeza.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996