terça-feira, 25 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Obra na rede de esgoto em Quatis é concluída

Obra na rede de esgoto em Quatis é concluída

Matéria publicada em 11 de julho de 2018, 10:32 horas

 


Obras de recuperação de esgoto foram concluídas. (crédito Divulgação)

Quatis –  A prefeitura acaba de concluir as obras de reparos em um trecho da rede coletora de esgoto da Rua Alfen Ferreira de Oliveira, no São Benedito, bairro situado logo após a linha férrea da cidade. Em razão de um entupimento na tubulação, o esgoto voltou à via e para algumas residências, o que motivou a realização do serviço de emergência para diminuir os transtornos causados aos moradores.

O prefeito Bruno de Souza (MDB) acompanhou pessoalmente a realização dos trabalhos e reforçou o chamado à população no sentido de que evite jogar lixo ou entulho na rua e armazenar materiais de construção na calçada em frente às residências e estabelecimentos comerciais.

Levantamentos iniciais da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município indicam que o entupimento neste trecho da rede de esgoto foi causado por detritos lançados na via pública. Parte dos detritos acabou chegando à tubulação por meio dos bueiros.

– A prefeitura intensificou a partir deste ano uma fiscalização contra o depósito de lixo e entulhos nas ruas, avenidas e praças de Quatis. Este trabalho visa também impedir o depósito de materiais de construção nas próprias calçadas. Principalmente no caso de areia e pedra brita, o material pode acabar chegando à rede de águas pluviais e à rede coleta de esgoto, causando muitos problemas ao sistema de escoamento. É de fundamental importância que a população também faça sua parte, mantendo as vias públicas totalmente livres destes detritos e materiais – disse Bruno.

Na recuperação do trecho da rede de esgoto da Rua Alfen Ferreira de Oliveira, no bairro São Benedito, a prefeitura substituiu na semana passada a tubulação de manilhas de barro por tubos de PVC. Dois caminhões e uma máquina retroescavadeira foram usados na realização do serviço, cuja execução ocorreu com recursos da própria prefeitura. Bruno de Souza informou também que a administração municipal já encaminhou uma solicitação de verbas federais à FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) com o objetivo de trocar parte da tubulação da rede de esgoto e de água potável do Município:

– As tubulações existentes hoje em nossa cidade são muito antigas, o que contribui diretamente para a ocorrência de vazamentos. Grande parte da rede ainda é de manilha. A substituição do encanamento com certeza vai melhorar o escoamento e diminuir os riscos de vazamentos. A prefeitura, no entanto, não tem condições financeiras de arcar com este serviço por meio de recursos próprios, daí o nosso empenho em obter a verba necessária junto ao Governo Federal – concluiu o prefeito.

Untitled Document