Ótica da Cidadania de Volta Redonda tem balanço positivo em 2017

by Diário do Vale
Volta redonda: Produção da Ótica da Cidadania chegou a alcançar a marca de 70 pares por dia - Evandro Freitas – Secom/VR

Volta redonda: Produção da Ótica da Cidadania chegou a alcançar a marca de 70 pares por dia – Evandro Freitas – Secom/VR

Volta Redonda

Mesmo com a retomada da produção de óculos pela Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamim, em agosto de 2017, a unidade contou com um saldo positivo no ano passado. Foram entregues 5.800 pares de óculos gratuitos para a população. Para dar conta da demanda, a ótica, chegou a produzir 70 unidades por dia.
– A demora foi por conta do processo de licitação para compra de armações e lentes. Foi um processo feito para dar mais segurança e transparência na compra. Buscamos sempre o melhor preço para economizar os recursos públicos”, explicou o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, acrescentando que o projeto não parou, mas no início do ano trabalhou com poucas unidades de óculos.
A ótica, que funciona das 8h às 16h30, fica no 2º andar do Estádio Raulino de Oliveira, Acesso Branco, no Jardim Paraíba, conta com uma estrutura formada por duas recepcionistas, dois técnicos montadores e um funcionário administrativo. “Com esse contingente, a meta é atender 50 usuários por dia, apenas para fazer o pedido dos óculos, sem contar os que vem buscar o produto pronto”, afirmou Rejane Ribeiro, a coordenadora da Ótica, lembrando que o horário de atendimento na ótica é agendado pela Unidade Básica de Saúde.
O intuito é melhorar o desempenho neste ano. “É o poder público, com uma gestão pública eficiente, oferecendo óculos de qualidade para o cidadão e também oferecendo transparência: boa gestão do dinheiro público”, afirmou prefeito Samuca Silva. Têm direito ao serviço da Ótica da Cidadania os aposentados, pensionistas e pessoas com auxílio doença do INSS mediante apresentação de comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos, comprovante de residência em Volta Redonda; os estudantes das redes públicas Municipal e Estadual, até o ensino médio ou curso técnico, com declaração escolar; além de deficientes com comprovante de residência no município. Todos devem ter o Cartão SUS.
Os óculos só são fornecidos para pacientes com receituário da rede pública e a cada dois anos, salvo em condições específicas, como alteração comprovada da lente, quebra de lente ou armação, declaração médica e outras descritas minuciosamente pela equipe da unidade de saúde. “Após a consulta com o oftalmologista, o usuário retorna à unidade da Atenção Básica de sua referência para entregar o pedido dos óculos e marcar a visita à Ótica da Cidadania”, explicou a coordenadora. A ótica tem cerca de 50 modelos diferentes de armação, incluindo opções masculinas, femininas e infantis.

 

You may also like

1 comment

Jorge Guedes 16 de janeiro de 2018, 10:34h - 10:34

No segundo semestre de 2017, dei entrada em um pedido de óculos, na ótica da cidadania, mediante receita aviada pelo SUS,seguindo todos os procedimentos legais, mas após aprovação do pedido, quando fui buscar o óculos, me disseram que eu não tinha direito, porque eu estava trabalhando.
Segundo um auditor fiscal da ótica, eu não me encaixo em nenhum grupo especial da população. Não sou aposentado, pensionista, desempregado,idoso, deficiente físico, ou afro descendente.
No dia em que fui buscar o óculos, pude constatar que todo esse grupo especial, são proprietários de veículos novos, casa própria,e também casa na praia, fazem viagens turísticas muito boas, esse era o assunto da fila
Sou morador de Volta Redonda, sempre paguei meus impostos em dia, inclusive IPTU .
Moro de aluguel, e não consegui ainda fazer o óculos, continuo sem ele.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996