segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Ouvidoria lança canal digital para diálogo direto com população em Resende

Ouvidoria lança canal digital para diálogo direto com população em Resende

Matéria publicada em 21 de outubro de 2017, 19:00 horas

 


Resende – Para falar com a Ouvidoria Geral da prefeitura de Resende o novo número é 162. A substituição da central telefônica do tipo 0800 para o sistema de três dígitos foi inspirado na Ouvidoria Geral da Controladoria Geral da União, vai trazer rapidez no atendimento e economia aos cofres públicos. O antigo sistema era alugado, eliminado custo mensal de R$ 120 mil ao final de um ano.

Com a introdução da nova tecnologia, qualquer cidadão através de um celular, tablet ou computador conseguirá acessar a plataforma e fazer sua solicitação, dúvida, reclamação e elogios no e-Ouv da prefeitura de Resende. A Ouvidoria continuará recebendo todos os tipos de reclamação ou sugestão presencialmente, no Centro Administrativo Dr. Jeferson Bruno, no Jardim Jalisco.

Criado em 2012 pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), o tridígito 162 já é utilizado pelas ouvidorias de cinco estados e de sete municípios das regiões norte, nordeste e sudeste, além da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal e do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM/CE). A iniciativa é resultado de parceria entre a prefeitura de Resende, a OGU e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Ouvidoria informou que o novo serviço chamado e-Ouv passou pela fase de testes, treinamento e agora, em plena operação. Profissionais das áreas da educação, saúde e vários segmentos da administração pública participaram do treinamento para a utilização do e-Ouv prefeitura de Resende.

– O primeiro passo é o cidadão selecionar o tipo de manifestação que ele deseja. Se é uma denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio. Em seguida, ele escolhe qual órgão receberá essa demanda. Após esse procedimento, é feita a identificação da pessoa e a descrição do que ela quer obter. É concluída essa etapa e ela passa a monitorar o andamento da sua solicitação – explica o Ouvidor Geral de Resende, Ronaldo Gomes.

 

162: Plataforma e-Ouv digital pode ser acessada por celular, tablet ou computador (Foto: Divulgação)

162: Plataforma e-Ouv digital pode ser acessada por celular, tablet ou computador (Foto: Divulgação)

Untitled Document