Pais aproveitam recesso para checar a saúde dos ‘pequenos’

by Diário do Vale

Barra Mansa – A temporada de férias escolares já começou e, embora as crianças só pensem nos passeios, brincadeiras e viagens, o período de recesso também é fundamental para tratar de um assunto importante: o cuidado e a prevenção à saúde dos pequenos. Segundo profissionais da área de saúde, as férias são ideais para que os pais programem uma ida ao dentista, pediatra e também ao nutricionista. Conforme afirmam, além de uma avaliação do estado de saúde das crianças, essas consultas podem contribuir para indicação de um check up com a realização de vários exames que podem diagnosticar precocemente algumas doenças, facilitando assim o seu tratamento.

De acordo com o pediatra Ricardo Barcellos, que atua no setor de Emergência Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia, a recomendação é que os pais agendem essas consultas para que uma avaliação da criança, seu desenvolvimento, peso, entre outros fatores, sejam observados com calma pelo pediatra, diferente do que ocorre, muitas das vezes, em uma consulta de emergência em um pronto-socorro.

– Criou-se uma cultura entre alguns pais de só levarem a criança ao pediatra quando estão doentes ou na emergência. Mas a prevenção é fundamental e o período de férias é ideal para isso – comenta o médico, ao ressaltar que é importante as crianças terem um pediatra permanente, da confiança dos pais e que as acompanhem desde bem pequenas.

Conforme ele explica, nem sempre após essa consulta haverá a necessidade da realização de vários exames na criança, o que dependerá da avaliação que o pediatra fizer. De acordo com o pediatra, o exame parasitológico (de fezes) acaba sendo um dos mais pedidos, principalmente pelo fato das crianças em idade escolar terem mais contatos a verminoses.

“No ambiente escolar as verminoses são muito presentes, porém esse é um problema muito fácil de detectar e tratar, desde que os pais levem as crianças para essas consultas periódicas”, disse o médico, ao informar que o hemograma completo, que pode detectar anemia e infecções, dependerá da análise que o pediatra fizer na criança.

Um alerta do pediatra é para que os pais não deixem de levar os cartões de vacinação das crianças para que o médico possa avaliar se todas estão em dia. Segundo ele, pais que têm filhos adolescentes é primordial que façam o acompanhamento do calendário de vacinação contra o HPV que, segundo ele, é de extrema importância para evitar doenças futuras nas crianças, quando atingirem a idade adulta.

Cuidando da visão e da alimentação

Além do pediatra, outra indicação de consultas para as crianças, é oftalmologista uma vez que elas podem ter dificuldade de aprendizado na escola por conta de problemas visuais que podem ser evitados. “Ás vezes a criança apresenta alguns sinais como falta de interesse na sala de aula, escolha por sempre sentar nas fileiras da frente, porque estão com dificuldades para enxergar. Por isso a importância de observar e levar no oftalmologista e fazer exames anuais”, orientou o pediatra.

Segundo Barcellos, em uma sociedade onde a obesidade infantil e adulta não para de crescer, investir na mudança de hábitos alimentares, neste período de recesso, também pode ser uma alternativa para cuidar e prevenir a saúde das crianças. Apesar de ser um período em que a garotada não abre mão de consumir guloseimas, ele afirma que, com apoio e incentivo dos pais, é possível criar cardápios saudáveis.

“É preciso apoio dos pais para que isso aconteça porque uma criança não vai comer um prato de legumes ou saladas, se a mãe estiver comendo um fast food. Uma ida ao nutricionista é fundamental porque ele é o profissional mais indicado para sugerir a alimentação adequada para cada tipo de criança. Afinal, ele estudou para isso, não os médicos. Nós, enquanto pediatras, apenas sabemos que uma alimentação adequada pode, sim, prevenir muitos problemas de saúde”, finalizou o pediatra.

Consulta agendada

A comerciante Danyelle Cristiane Oliveira, de 32 anos, é mãe do Kauã Francisco de Oliveira, de 7 anos, e marcou a consulta do filho ao pediatra para os próximos dias. De acordo com ela, desde o início do ano, o filho teve várias infecções de garganta e ouvido e, por essa razão, ela gostaria de realizar alguns exames específicos no filho. Segundo a comerciante, sua maior preocupação é com relação ao uso de antibióticos que esse tipo de problema requer. Por isso, sua intenção é buscar algum tipo de tratamento ou até mesmo intervenção cirúrgica que possa amenizar as infecções.

“Vou levá-lo no pediatra para um check up e explicar sobre essas infecções, que foram tratadas, na verdade, em atendimentos no pronto socorro infantil. Como também vou tirar alguns dias de descanso, terei tempo de acompanhá-lo na consulta, levar para exames que o pediatra indicar e também na revisão”, afirma a comerciante, que também agendou a ida do filho ao oftalmologista e a o dentista.

Supervisionando a saúde bucal

Dentista na rede de Atenção Básica de Barra Mansa, a dentista Amanda Rodrigues chama atenção para os cuidados com a saúde bucal das crianças, principalmente neste período de férias quando muitas saem da rotina da escovação dos dentes após as refeições.

“Geralmente, quando tem aula, elas acabam de almoçar e escovam os dentes para irem para a escola. Nas férias, muitas saem dessa rotina e, somado a isso, ainda comem muitos doces, guloseimas e, nem sempre, fazem a escovação após ingerirem esses produtos. Nesta hora entra a importância da supervisão dos pais, que não precisam proibir os doces, mas fazer com que as crianças sempre escovem os dentes”, destacou Amanda, ao alertar para o uso de fio dental nos pequenos.

Ela, que atende em Posto de Saúde da Família, conta que hoje quase 50%  dos atendimentos são de crianças e que, nesse público, o problema com a cárie é o que prevalece.  Segundo ela, mesmo sendo dentes de leite, no caso das crianças pequenas, a cárie deve ser prevenida para não provocar danos nos dentes permanentes.

– Os pais devem aproveitar as férias para levar as crianças para uma avaliação. Não se deve esperar uma cárie aparecer ou o dentinho doer para fazerem uma visita ao dentista. O indicado é que as visitas tenham o intervalo de seis meses e que sempre seja feita a aplicação de flúor para ajudar na prevenção da saúde bucal – explica Amanda, ao informar que para casos mais complexos a rede municipal de saúde dispõe de odontopediatras.

O soldador Adair José da Silva, de 48 anos, pai da pequena Manoela de Paula Silva, de 7 anos, acompanhou a filha na primeira consulta ao dentista nesta semana. Segundo ele, o incentivo e o cuidado com a saúde bucal das crianças deve sempre partir dos pais e responsáveis. “Tem dentista gratuito na rede pública e importante trazer para prevenir, que com certeza é mais fácil que tratar e ainda evita o problema com as cáries”, disse.

O dentista Eduardo Pimentel é outro que aconselha os pais a levarem as crianças no odontologista durante o período de recesso, que é ideal para fazer a prevenção. Segundo ele, infelizmente ainda existe o histórico de que o dente de leite irá cair e por essa razão não precisa de tantos cuidados como os permanentes.

“É primordial a prevenção para que os dentes de leite não sejam contaminados com cáries, porque essas bactérias podem vir afetar os permanentes. As férias são um período excelente para levar as crianças no dentista porque tanto elas, quanto os pais, têm disponibilidade de horário. Geralmente nessas consultas orientamos os pais de que processo de escovação precisa ser supervisionado, para evitar que os pequenos adquiram placas bacterianas, que vão se transformar em cáries”, comenta Pimentel.

De perto: Dentista Rodrigues chama atenção para os cuidados com a saúde bucal das crianças (Foto: Arquivo Pessoal)

De perto: Dentista Rodrigues chama atenção para os cuidados com a saúde bucal das crianças (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

3 comments

Irmãzona 25 de julho de 2017, 20:47h - 20:47

Minha princesinha linda, toda diva!!!

Mamãe ama muito 24 de julho de 2017, 00:22h - 00:22

Princesa de mamãe toda mocinha <3 Amo muito

Papai coruja 23 de julho de 2017, 00:57h - 00:57

Minha princesa cuidando dos dentinhos…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996