sábado, 24 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Parque Nacional do Itatiaia comemora 80 anos e inaugura novo centro de visitantes

Parque Nacional do Itatiaia comemora 80 anos e inaugura novo centro de visitantes

Matéria publicada em 13 de junho de 2017, 10:43 horas

 


Itatiaia – As comemorações pelos 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia – o mais antigo do Brasil – terão início nesta terça-feira, dia 13, quando será apresentado o novo centro de visitantes, totalmente revitalizado. No mesmo dia, será lançado o livro de fotos “Aves do Parque Nacional do Itatiaia”, do fotógrafo Luiz Carlos da Costa Ribenboim, que há mais de dez anos se dedica aos registros de pássaros. A publicação reúne imagens de diversos fotógrafos da região.

O evento, que começa às 13h, contará com as presenças do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; do ministro do Turismo, Marx Beltrão e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski. Também participarão do evento os prefeitos de Resende, Itatiaia e Itamonte. A reinauguração do centro de visitantes do Parque contará ainda com uma exposição interativa da fauna e flora da região.

No dia 14 de junho, data oficial do aniversário do Parque Nacional do Itatiaia, a banda da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) vai recepcionar o público a partir das 14h. Quem visitar o Parque nesta data também poderá conferir uma mostra especial de filmes e participar de atividades voltadas para educação ambiental.

Outras atividades comemorativas também estão previstas ao longo de 2017, como um seminário de montanhismo organizado pela Confederação Brasileira de Montanhismo, atividades educativas e exposição de fotos do Parque.

O Parque Nacional do Itatiaia faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, e também está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade. Inaugurado em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas, o Parque é o mais antigo do país e está aberto para o público todos os dias do ano, oferecendo atividades para visitantes de todas as idades.

Situado na Serra da Mantiqueira, na divisa de três estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), o Parque Nacional do Itatiaia abrange parte de dois municípios no Rio, Itatiaia e Resende, e em Minas, Itamonte e Bocaina de Minas. Com fácil acesso pela Rodovia Presidente Dutra, é uma ótima opção de destino para quem busca contato com a natureza, trilhas, cachoeiras, mirantes, escaladas, pássaros e um visual único, sendo considerado também um dos melhores lugares do mundo para a prática do birdwatching ou observação de aves.

Ao visitar o Parque, que é dividido em duas partes, alta e baixa, os visitantes poderão avistar mais de 300 espécies de pássaros, alguns deles raros, além de 50 mamíferos, cinco mil tipos de insetos e inúmeros répteis e anfíbios, incluindo espécies ameaçadas como o sapo flamenguinho, a onça parda ou suçuarana e o macaco muriqui.

Na parte alta, também conhecida como Planalto do Itatiaia, estão concentradas formações rochosas impressionantes e famosos pontos turísticos da região, como o Morro do Couto, a Pedra do Altar, as Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, com 2.791 metros de altura.

Já na parte baixa, área de maior visitação do Parque, estão várias cachoeiras para banho, trilhas e diversas espécies de animais, além de toda a infraestrutura do centro de visitantes, uma sala interativa, um auditório e a calçada da fauna, que reproduz pegadas de diversos animais da Mata Atlântica.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    liberdade e propriedade

    Amo demais esse lugar. Joia rara, privilégio dos municípios que o abrigam. Pouco é falado, mas a parte alta fica no município de Resende (Morro do Couto, a Pedra do Altar, as Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras). Poderiam reformar também o abrigo Massena, feito todo de pedra.

Untitled Document