Pedagoga leva contação de histórias para hospitais e ONGs da região

by Diário do Vale
gffffffffffffffffffffffffffff(Foto: Divulgação)

Histórias: Paula Phernanda leva histórias para ONGs e hospitais. (Foto: Divulgação)

Sul Fluminense- Fazer o bem, contar histórias e encantar quem escuta. Isso resume um pouco do trabalho que a pedagoga Paula Phernanda vem realizando há um ano em hospitais, escolas e ONGs na região. A contação de história é uma das mais antigas tradições culturais que vem sendo resgatada. Além de ser um excelente recurso lúdico para desenvolvimento das habilidades cognitivas, para a formação da identidade, para o estímulo da imaginação e da criatividade.

A pedagoga, administradora especialista em psicopedagogia e arteterapia Paula Phernanda dos Santos Cardoso, conta como que começou na contação de histórias.
– Através de uma professora que é contadora de histórias, eu embarquei nesse universo e busquei capacitação na área. Posteriormente, fiz um curso de Mediação Literária e Práticas de Leitura do Instituto Tear do Rio de Janeiro. Esse curso abriu meus olhos para o universo dos livros infantis, da importância da musicalização e das brincadeiras para a aprendizagem – explicou, acrescentando que tem buscado atualizar com diversos cursos a fim de aprimorar a técnica.
Paula Phernanda explica ainda que a contação de histórias é um trabalho muito gratificante e especial.
– Vivemos numa geração que se diz sem tempo, então quando paramos e dedicamos um pouquinho da nossa atenção ao outro, seja para transmitir uma mensagem ou escutar o que ele tem a dizer, algo mágico acontece. A contação de histórias trouxe um novo significado para minha vida, me desafia a aprender e a emocionar o ouvinte. É um trabalho extremamente prazeroso, no qual tenho estímulo na alegria do outro, ou seja, meu trabalho é ter empatia, me colocar na situação do outro e tentar contribuir da melhor forma possível, e isso é fantástico, – disse a pedagoga.

Projetos

Em um momento difícil da vida, a pedagoga Paula Phernanda pôde refletir sobre a situação dos hospitalizados e enfermos. Nesse período, a pedagoga já contava histórias em escolas e ONGs, mas tinha o sonho de ser voluntária.
– Acredito que Deus permite situações difíceis com o intuito de promover uma mudança no modo em que encaramos a vida, para que possamos reescrever uma história com o final voltado para superação. Através dos projetos Doutores de Esperança e  Entre Nessa História, eu tive a oportunidade de transformar o meu sonho em realidade. E hoje, sigo como voluntária nos dois projetos de humanização hospitalar e cada um complementa o meu sonho de levar carinho, esperança e estímulo, o que traz um impacto positivo para a recuperação dos pacientes, explicou.

You may also like

2 comments

Michele 27 de abril de 2018, 12:42h - 12:42

É muito gratificante que o diário do vale mostre iniciativas como essa. Parabéns Paulinha e muito obrigada por esse maravilhoso trabalho que você está fazendo.

CIDADÃO VR - O Original 26 de abril de 2018, 16:27h - 16:27

Parabéns Paula! Que outros possam seguir seu exemplo!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996