Peregrinação reúne mais de 2,5 mil fiéis em Quatis

by Diário do Vale
Romaria: Milhares de pessoas foram às ruas em demonstração de fé na Igreja Católica (Foto: Divulgação)

Romaria: Milhares de pessoas foram às ruas em demonstração de fé na Igreja Católica (Foto: Divulgação)

Quatis

Neste final de semana, dias 8 e 9, Quatis, município acostumado com a calma de uma cidade pequena, com cerca de 13 mil habitantes, recebeu cerca de 2,5 mil peregrinos da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Durante esses dias, os fiéis passaram pela cidade para participar da peregrinação, em ocasião do Jubileu Mariano do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, celebrado pela Igreja Católica e da festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município. O jubileu contou com a presença do bispo emérito, dom João Maria Messi e do clero da diocese.
O pároco, padre Gildo Nogueira Gomes, destacou a importância de receber a peregrinação. “Dom Francisco sugeriu fazer essa peregrinação, esse Jubileu Mariano, em Quatis porque celebramos no dia 07 o dia de Nossa Senhora do Rosário. Para nós é uma alegria receber tanta gente nessa grande celebração. Meditamos sobre a misericórdia do Pai, rezamos o terço e junto com Maria descobrimos todo dia a misericórdia do Pai” destacou.
No sábado participaram peregrinos de Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Paulo de Frontin e Mendes. Já no domingo, estiveram presentes os fiéis de Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Resende e Itatiaia.
Um grande destaque desta peregrinação foi a participação masculina do Terço dos Homens, grupo formado por homens que se reúnem para a recitação e meditação do terço, resgatando assim, a piedade popular como ponto de partida para amadurecer sua fé em Deus por meio dessa devoção mariana. Para Leoni Garcia de Mattos, de 50 anos, morador do distrito de Floriano, essa foi uma grande oportunidade para fortalecer a devoção. “Foi muito gratificante participar dessa peregrinação e ajudar os irmãos de Quatis na organização. O terço dos homens me ajudou a mudar de vida. Quando cheguei nem terço tinha, foi um presente do padre”, destacou.

Estrutura e planejamento para acolhida

Como toda cidade pequena, a acolhida é um ponto positivo de Quatis e fez parte do planejamento para a chegada dos fiéis diocesanos. Alguns moradores receberam peregrinos em suas casas e as residências próximas à Capela Imaculada Conceição, de onde a procissão saiu e à matriz de Nossa Senhora do Rosário se tornaram pontos de distribuição de água e de banheiro para os peregrinos. Narcisa Sampaio Alves, de 48 anos, foi uma das voluntárias. “O padre nos visitou e perguntou se poderíamos auxiliar na questão do banheiro. Para nós é gratificante poder servir”, disse.
Os comerciantes locais também foram orientados sobre a necessidade de se prepararem para atender os peregrinos. Há quem diga que o movimento chegou a aumentar 100% das vendas. Foi o caso da lanchonete da Vanderleia da Silva Santos, que já se prepara para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que será realizado no próximo domingo, dia 16.
“Nós estávamos um pouco desanimados com o movimento e esse evento da igreja nos ajudou a vender mais. Agora nos preparamos para atender os jovens no próximo domingo, no Ciep, onde venderemos sorvete, picolé e açaí”, destacou.
O DNJ está previsto para começar às 7 horas na Feira da Roça, de onde os jovens seguirão em caminhada até a matriz, para passar pela Porta Santa e onde será presidida missa pelo bispo diocesano, dom Francisco Biasin. Logo depois, a juventude segue em caminhada até o Ciep 492 – Marciana Machado D’Elias, no bairro Alto Paraíso. No local será servido almoço e realizadas as atividades culturais, oficinas e show. O tema deste ano é “Juventude e nossa Casa Comum”, e o lema, “Vou criar novo céu e nova terra” (Is. 65, 17). Inspirados na Encíclica do Papa Francisco Laudato Sí, os jovens são convidados a serem portadores e protagonistas da “casa comum”.
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. A proposta é inserir a juventude na participação popular por uma nova sociedade.

You may also like

1 comment

PE. INACIO JOSE DO VALE 10 de outubro de 2016, 15:32h - 15:32

BOA TARDE
MEUS PARABÉNS PELA EXCELENTE MATÉRIA.
PE. INÁCIO DO VALE

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996