quinta-feira, 17 de agosto de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Pinheiral sedia Fórum da Pessoa com Deficiência

Pinheiral sedia Fórum da Pessoa com Deficiência

Matéria publicada em 18 de maio de 2017, 19:05 horas

 


Inclusão social: Evento contou com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) (Foto: Divulgação/Ascom PMP)

Inclusão social: Evento contou com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) (Foto: Divulgação/Ascom PMP)

Pinheiral – A prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Diretos Humanos, realizou nesta quinta-feira (18), no Centro Comunitário do Varjão, o “I Fórum da Pessoa com Deficiência” com o tema: “Um olhar sobre os direitos da pessoa com deficiência e suas novas perspectivas e desafios”. O evento contou com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com a apresentação da fanfarra da Apae-Pinheiral.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Sediene Maia e dos secretários de Saúde, Everton Alvim, de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello e de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Raimundo de Sá e Souza compareceram ao fórum. Os secretários falaram da importância das pastas trabalharem em conjunto para fortalecer e garantir o acesso das pessoas com deficiências aos seus direitos.

Sediene Maia falou de como tem cuidado do tema na Educação e, que visa melhorar ainda mais os serviços oferecidos no setor.

– Na Educação hoje trabalhamos com 32 crianças com necessidades especiais diversas, e para cada criança temos um cuidador. Ainda estamos buscamos caminhos para oferecer o serviço do jeito que a gente deseja, com a maior eficiência possível. Todo cidadão tem que ter o seu direito garantido, seja na Educação, Saúde ou Assistência Social. Não podemos mais tolerar a exclusão, faremos o possível para que todos sejam incluídos – disse.

Para o secretário de Saúde, Everton Alvim, o serviço público não pode ser omisso e o segredo é trabalhar em conjunto para chegar ao objetivo traçado.

– O serviço público tem que trabalhar em conjunto para poder oferecer as pessoas com deficiência o acesso aos serviços que o restante da população tem, entendendo sempre a necessidade que eles possuem, e nos adaptando no que for necessário para a garantia desses direitos. Não podemos nos omitir, pois eles precisam desses serviços e unidos conseguiremos fazer muito mais – disse.

A secretária de Assistência Social, Patrícia Rivello, alertou sobre o que preconiza o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência e, destacou que a cidade está trabalhando para cumprir.

– O Plano Nacional garante acesso à educação, inclusão social, atenção da saúde e acessibilidade, e Pinheiral é uma prova que estamos formando essa rede de cuidado, principalmente com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. Vamos continuar avançando nesse sentido – disse.

Untitled Document