Policlínica ganha equipamentos para fazer exames cardiológicos

by Diário do Vale
exames

Coração: Pacientes que procuram a policlínica ganham mais opções de exames
(Foto: Divulgação/PMVR)

Volta Redonda – A partir desta semana, os usuários da Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, que funciona no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, terão à disposição mais um tipo de exame na área cardiológica. A unidade, que já conta com os equipamentos de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e Holter – monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração – recebeu uma esteira para a realização de testes ergométricos. De acordo com a coordenadora da policlínica, Janaína Costa, a demanda pelo serviço é alta e os novos aparelhos vão permitir uma melhora grande no atendimento.

– No SUS fica mais fácil, você consegue otimizar a sua agenda, agilizar o paciente que tem prioridade no atendimento, trabalhar de uma forma para melhor atendê-lo. Na rede particular, que seria o prestador, depende muito da disponibilidade. Quando se tem o serviço prestado dentro do SUS, a rapidez no retorno do paciente é muito maior. Hoje, a Policlínica é referência ambulatorial na especialidade da Cardiologia – disse.

Os aparelhos e MAPA e Holter começaram a operar no último dia 19 e o número de exames, que antes era de dois ou três por semana, foi aumentado.

– O exame de MAPA é muito utilizado para pessoas que tem crise hipertensiva. De repente a pessoa sente que a pressão subiu, entra em uma urgência, entra com medicamento e pede para ser acompanhado no ambulatório da especialidade, no caso da Cardiologia. Quando isso insiste, é importante que o paciente coloque um aparelho que fica com ele durante 24 horas para fazer o monitoramento. Esse é o MAPA. O Holter é utilizado para pacientes que têm arritmia, fibrilação artrial ou alguma cardiopatia importante. O paciente também fica com esse aparelho por 24 horas, é dado um laudo e depois é encaminhado para um especialista avaliar. O Holter é um exame muito importante – explicou Janaína.

Em relação ao teste ergométrico, a coordenadora informou que a Policlínica contará com uma esteira, mas a capacidade de exames será grande. “Um teste ergométrico, em média, dura 10 minutos. Em um dia, consegue-se fazer uma grande quantidade de exames. A média que calculamos, atingindo toda a capacidade de uma carga horária de 40 horas por semana, será de aproximadamente 650 testes por mês”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996