Porto Real adere ao ‘Programa ID Jovem’

by Diário do Vale

Porto Real –  O Programa ID Jovem, do governo federal, foi lançado no Horto Municipal  na segunda-feira (16), através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação. A Identidade Jovem é um documento que possibilita pessoas, com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes às famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único, acesso a benefícios. Foram contabilizados 1.205 jovens dentro do perfil beneficiário do programa no município. O subsecretário da pasta, Philippe Paiva explicou do que se trata a ID Jovem.

-O programa possibilita acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artísticos culturais e esportivos; também duas vagas gratuitas em cada veículo, ferroviário ou embarcação do serviço de transporte interestadual de passageiros, se esgotadas, mais duas vagas de 50% no valor da passagem; gratuidade na emissão da Carteira Estudantil e na taxa de inscrição para o Enem – disse Paiva.

Para se inscrever ou atualizar o Cadastro Único, os interessados devem ir ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ao qual pertença, munidos de documentos de identificação. Já para se cadastrar no programa, basta efetuar o download do aplicativo ID Jovem ou acessar o site www.caixa.gov.br/idjovem, e preencher as informações pessoais como: NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

O programa foi lançado, em âmbito nacional, em 6 de dezembro de 2016 e estadual, em 26 de julho deste ano. “Desde então, estamos promovendo pelo país a Caravana ID Jovem, a fim de divulgar políticas públicas para jovens”, esclarece a consultora do ID Jovem do Estado, Thaiz Nascimento.

Realizado nos Cras do município (tanto no bairro Novo Horizonte quanto no Fátima), o Cadastro Único é uma base de dados do governo federal de todas as famílias que acessam as políticas de assistência social como o Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Facultativo baixa Renda; e Carteira do Idoso.

Termo de Compromisso

Também na manhã de segunda-feira (16), o prefeito de Porto Real, Ailton Marques, em companhia da secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Valéria de Carvalho, e do presidente da Câmara Municipal, Gilberto Caldas, recebeu na prefeitura a consultora do Programa ID Jovem do Estado, Thaiz Nascimento. Na ocasião, foi assinado um Termo de Compromisso para fazer com que a política pública do programa seja efetiva no município. O documento, que será remetido para o Governo Federal, firma uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal para viabilizar o programa.

Programa que beneficia pessoas de 15 a 29 anos foi lançado no Horto Municipal de Porto Real (Dorinha Lopes - PMPR)

Programa que beneficia pessoas de 15 a 29 anos foi lançado no Horto Municipal de Porto Real (Dorinha Lopes – PMPR)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996