quarta-feira, 20 de setembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Posto de Saúde de Visconde de Mauá passa a funcionar 24 horas, a partir desta segunda

Posto de Saúde de Visconde de Mauá passa a funcionar 24 horas, a partir desta segunda

Matéria publicada em 20 de agosto de 2017, 18:08 horas

 


Atendimento em tempo integral terá procedimentos como exames preventivos, curativos e emergências

posto_de_saúde Mauá

Horário: Medida visa facilitar o acesso dos moradores da região aos serviços de saúde
(Foto: Divulgação)

Resende- O Posto de Saúde da Família de Visconde de Mauá vai passar a funcionar 24 horas por dia a partir desta segunda-feira (21). Para isso, a unidade, localizada a mais de 30 quilômetros do Centro da cidade, vai ganhar uma equipe de profissionais que vai atuar no horário estendido, atendendo a população das cinco da tarde às sete da manhã.

A medida, determinada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, visa facilitar o acesso dos moradores da região aos serviços de saúde, em especial daqueles que trabalham durante o dia e não têm como comparecer ao posto no horário regular.
– Mesmo com toda dificuldade, nosso governo tem se esforçado muito para atender as demandas prioritárias da população. Crise se vence com gestão. Estamos diante da mais severa crise econômica de nosso estado, mas com muito empenho da nossa equipe vamos vencer todos os desafios – disse Balieiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, na parte do dia, das 7 às 17h, o atendimento não será alterado, sendo destinado aos moradores já cadastrados. Já a partir das17h, a unidade ficará aberta em regime de plantão para atender aos trabalhadores e outros usuários, oferecendo procedimentos como exames, curativos e pré-natal, além do atendimento de emergência, entre outros serviços. Para isso a unidade contará com uma enfermeira, uma ambulância, motorista e vigia. O atendimento 24h estará disponível todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.

O Posto de Saúde de Visconde de Mauá é o primeiro da rede municipal a funcionar em tempo integral. A experiência, segundo a superintendente de Atenção Básica, Cácia Osório, servirá de piloto para que, futuramente, outras unidades possam aderir ao horário alternativo com o objetivo de atender os usuários que trabalham no horário comercial.

– O que o Posto de Saúde de Visconde de Mauá terá de diferente dos outros da rede municipal é que durante a noite também haverá atendimento de urgência, exames preventivos e pré-natal, além de atividades de educação em saúde e grupo de combate ao tabagismo. O foco é dar maior atenção a saúde do trabalhador, da mulher e do jovem, no horário em que eles podem comparecer à unidade – explicou Cácia Osório.

Neste fim de semana, as instalações do posto, que funciona na Rua Wenceslau Braz, 55, na Vila de Mauá, foram revitalizadas durante um mutirão. A iniciativa, que contou com a participação de funcionários e moradores, está deixando a unidade de cara nova para iniciar esta nova fase.

Untitled Document