Pré-Vestibular Cidadão retoma atividades com semana temática

by Diário do Vale

Volta Redonda – Com objetivo de estimular alunos e avaliar aulas, o Pré-Vestibular Cidadão, realizado pelo MEP (Movimento pela Ética na Política), retoma as atividades nesta terça-feira (8), com a “Semana Filosófico-Pedagógica”, que será concluída na quinta-feira, dia 11. Nestes três dias, os 40 alunos do curso, participam de debates com temas variados. Todos, no entanto, destinados a preparar estudantes para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontecem em novembro.

Na abertura da semana, alunos serão convidados a realizar uma reflexão sobre sociologia contemporânea, cujos debates terão participação de três professores voluntários do curso e especialistas em Educação. Na quarta-feira, o tema será “Reformas governamentais e a Educação”, com professor e especialista em Geopolítica, Nicholas Coutinho. Pouco depois haverá exibição do documentário “Nunca me sonharam”, a ser apresentado pela mestre em pedagogia pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e, professora voluntária do curso,  Nelma Viera.

O doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, outro profissional que compõe o grupo de professores do Pré-vestibular Cidadão, Anderson da Costa Xavier, ficou a cargo do tema “Literatura Marginal”.  Estudantes recebem ainda dicas de como lidar com o estresse frente às provas do Enem, a serem repassadas pela psicóloga Naiana Carvalho Cunha, mestre na área psicossocial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Por fim, o seminário encerra com simulados do Enem, mostrando as perspectivas e possibilidades sobre esta etapa do curso. Este debate ficará por conta do professor Alexandre Batista, mais um voluntário do curso com doutorado em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

– Temos uma equipe de professores com currículos invejáveis e todos se empenham em passar conhecimentos para estes alunos, pois entendem como é difícil para a maioria dos estudantes do curso, intercalar trabalho com estudos puxados como os preparatórios para o Enem – ressaltou um dos professores do pré-vestibular Cidadão, Caio Teixeira, voluntário do projeto há 10 anos.

O projeto

Pelo Pré-vestibular Cidadão já passaram 1,5 mil alunos, com idades entre 18 a 50 anos, sendo um terço, aprovados em universidades públicas. O perfil desses alunos geralmente segue duas características: estudantes que trabalham ou pessoas afastadas dos estudos que desejam ingressar na universidade. Todos, no entanto, possuem baixa renda e não teriam como arcar com cursos particulares preparatórios para o exame nacional. A equipe técnica é composta por 20 professores onde a maioria possui doutorado ou mestrado em universidades conceituadas no país.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996