Prefeitura de Barra Mansa inaugura galpão do projeto Cuidando do Óleo

by Diário do Vale

Barra Mansa – 

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, inaugurou nesta terça-feira, dia 24, o galpão do projeto Cuidando do Óleo. O depósito, localizado na Avenida Três de Outubro, nº 560, no bairro Jardim Boa Vista, já está recebendo e armazenando óleo de cozinha usado. Após o recolhimento, o produto será encaminhado à Coopcat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa) para ser refinado e vendido. Foram investidos cerca de R$ 100 mil na construção do galpão, com recursos do Ministério da Justiça e contrapartida da prefeitura e do Funcam (Fundo Municipal de Conservação Ambiental).

Estiveram presentes na inauguração secretários municipais, vereadores, alunos dos colégios municipais Washington Luiz, Dejair Machado Gomes e CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, além de moradores dos bairros próximos. “Esse é mais um compromisso do Jonas que está sendo cumprindo e demonstra sua preocupação com o meio ambiente”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marinho Branco.

Durante a inauguração, o prefeito falou sobre a importância de destinar corretamente o óleo de cozinha usado e que a participação das crianças nesse processo é fundamental. “Se esse óleo for jogado na pia, ele vai parar nos rios, contaminando as águas e causando a mortandade de peixes. Precisamos da participação de todos, principalmente das crianças, que podem ajudar, promovendo gincanas nos colégios e também conscientizando familiares e vizinhos”, frisou.

Jonas destacou também as ações que o governo municipal vem desenvolvendo na área de meio ambiente. “O poder público tem feito sua parte. Quando assumimos, o município tratava apenas 2% do esgoto e a meta é chegarmos a 65% até o final de 2016. Ampliamos a coleta seletiva, que é realizada em parceria com a Coopcat, e temos um projeto de recuperação das nascentes, o Produção de Águas. Só no distrito de Santa Rita de Cássia foram georeferenciadas 102 nascentes, que estão recebendo o plantio de mudas”, ressaltou o prefeito.

O presidente do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Leonardo Amado, também participou do evento e elogiou Jonas pelas ações que estão sendo desenvolvidas na área de meio ambiente. “Esse é um tema que tem sido muito bem focado por essa administração. Muitas obras já foram inauguradas e temos vários projetos em desenvolvimento. Obrigada Jonas por esses investimentos”, disse.

Cuidando do Óleo – o projeto teve início em fevereiro do ano passado e vem coletando uma média de 300 litros de óleo de cozinha usado por mês. Atualmente, o óleo é recolhido em escolas, associações de moradores e restaurantes. “Com a inauguração do galpão, nossa expectativa é dobrar essa coleta e, até o final deste ano, chegar a mil litros por mês”, frisou a coordenadora de Meio Ambiente da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Izabella Resende Vilela. Ela informou ainda que as pessoas interessadas em participar podem levar o óleo diretamente no galpão ou então entrar em contato através do telefone (24) 3322-9100.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996