Prefeitura de Quatis realiza encontro em Falcão e pede mais segurança para moradores do distrito

by Diário do Vale

Quatis – Em reunião promovida pela prefeitura na última semana, em Falcão, o prefeito Bruno de Souza (PMDB) pediu ao tenente Rafael Maximiano, que reforce a segurança ostensiva na comunidade. Distrito de Quatis localizado na zona rural do município, Falcão faz divisa com a cidade mineira de Passa Vinte, sendo uma das alternativas principais de ligação entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais para quem vem da Via Dutra. O tenente Rafael comanda a companhia da PM responsável pelo policiamento ostensivo de Quatis e Porto Real.

Além desta solicitação, o prefeito reivindicou a reabertura do posto policial de Falcão, cujo alojamento destinado aos agentes da Polícia Militar é cedido pela administração do município, e colocou a Guarda Municipal à disposição da PM para ampliar a vigilância no distrito, “a exemplo do que já ocorreu no distrito de São Joaquim”. Outro encaminhamento da reunião foi a realização de gestões da prefeitura de Quatis junto à prefeitura de Passa Vinte visando à operação entre as forças de segurança dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais pelo reforço do policiamento na divisa entre as duas cidades.

O encontro em Falcão foi organizado a partir de uma visita de rotina do prefeito Bruno de Souza ao distrito de Falcão para acompanhar os serviços públicos na comunidade e ouvir as reivindicações dos moradores. Normalmente, pelo menos uma vez por semana, desde o começo do seu mandato, o prefeito visita a zona rural com esses objetivos. Informado de que a questão das drogas e a ocorrência de pequenos delitos já começam a preocupar as famílias de Falcão, o prefeito entrou em contato com o comando da Polícia Militar e os vereadores pedindo a realização do encontro no distrito.

– Apesar de a segurança pública ser uma atribuição dos governos estaduais, a prefeitura de Quatis não fica de braços cruzados diante dessa situação que vem afetando uma das referências principais de Falcão: a tranquilidade e o cenário bucólico. Uma das propostas da nossa administração é fazer com que a Guarda Municipal atue como força comunitária de segurança, motivo pelo qual podemos colocar a corporação à disposição da PM para garantir a segurança dos moradores. Mas a Polícia Militar tem a responsabilidade de realizar a vigilância ostensiva, daí o nosso apelo ao comando da PM no sentido de que amplie a presença nesta comunidade – disse o prefeito.

Segurança: Reunião contou com a presença do prefeito de Quatis, do tenente da PM, vereadores, secretários e moradores (Foto: Divulgação)

Segurança: Reunião contou com a presença do prefeito de Quatis, do tenente da PM, vereadores, secretários e moradores (Foto: Divulgação)

O comandante da companhia encarregada de garantir a segurança ostensiva das populações de Porto Real e Quatis, tenente Rafael Maximiano, destacou, durante o encontro, a importância de os moradores registrarem oficialmente os delitos na delegacia legal que atua no âmbito das duas cidades, “pois geralmente a PM costuma definir o reforço das ações policiais nos pontos que oficialmente apresentarem maior incidência criminal”. Independente dessa providência, ele se comprometeu a encaminhar ao batalhão da corporação em Resende, ao qual a companhia de Porto Real/Quatis é subordinada, a reivindicação dos moradores visando ampliar a presença da PM em Falcão.

– Em um primeiro momento, vejo como possível a retomada do funcionamento do DPO de Falcão (Destacamento de Policiamento Ostensivo da PM). Realmente temos deficiência de efetivo e viaturas, mas poderíamos reivindicar que inicialmente pelo menos um policial ficasse de prontidão na unidade, mesmo que o agente de plantão permanecesse em dias alternados, e não todos os dias. Este policial poderia sim contar com o auxílio da Guarda Municipal. Destaco ainda que, paralelo a essas medidas, a população deve entrar em contato direto com a sala de operações da Polícia Militar, via contato telefônico, sempre quando perceber ou ocorrer alguma anormalidade no distrito – afirmou o tenente, acrescentando que os números das linhas telefônicas para contatos com a corporação são 3353-4050 e 3353-2344.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996