‘Presépio do Dadinho’ é aberto ao público em Volta Redonda

by Diário do Vale
Tradição: Dadinho há 25 anos monta seu presépio e expõe gratuitamente ao público  (Foto: Melissa Carísio)

Tradição: Dadinho há 25 anos monta seu presépio e expõe gratuitamente ao público  (Foto: Melissa Carísio)

Volta Redonda – O tradicional presépio natalino montado em uma casa do bairro Niterói já está aberto para visitação. Neste ano, o “Presépio do Dadinho” tem mais de 200 peças compondo o cenário que conta a história do nascimento de Jesus Cristo e sua trajetória. A montagem do presépio é feita há 25 anos por Eduardo Ermido Filho, o “Dadinho”, e desta vez demorou dois meses para ficar pronto. Segundo ele, ao longo dos anos, novos elementos vão sendo adicionadas no cenário.

– Alguma coisa a gente muda ao longo dos anos, comprando flores, matos, animais, para poder trazer novidades ao cenário. Meus amigos me ajudam todos os anos na montagem. Há 25 anos abro as portas da minha casa para o público – comentou.
Ele revelou que sua relação com a peça que conta o nascimento do menino Jesus vem desde criança, quando ajudava a tia na montagem do presépio. Com a morte dela, ficaram os objetos e o desejo de manter a tradição.
– Continuo fazendo isso para não deixar a tradição morrer. O Natal não é só dar presentes, não é só Papai Noel. É o nascimento de Jesus e uma forma de evangelizar as pessoas – disse, acrescentando que recebe visitas de pessoas de todas as religiões: – Muitas pessoas se emocionam, oram, choram, me abraçam e desejam saúde para eu continuar com essa tradição – contou.
Além da vontade de manter a tradição do Natal, Dadinho foi influenciado por colegas de trabalho, que na época, pediram para que ele expusesse o presépio para outras pessoas, por causa da beleza do cenário. Desde então, a tradição ganhou nome e dono: “Presépio do Dadinho”.
– Já recebi visitantes de outros estados como: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Paraíba, Paraná, Ceará e Bahia. Desde o dia 29 de novembro já recebi visitantes de cinco países: Paraguai, Bolívia, Peru, Cuba, Índia – contou.
O morador de Volta Redonda disse que controla as visitas, através de um caderno de assinaturas e que até a noite de terça-feira eram 1.647 pessoas. Além de conhecer o presépio, os visitantes podem fazer ainda pedidos para Nossa Senhora Aparecida e das Graças, em um altar montado próximo. Segundo ele, os pedidos serão levados para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e deixados na Sala dos Milagres.
– Anualmente no final de dezembro e também no começo de janeiro levo os pedidos para a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida – afirmou, lembrando que somente no ano passado recebeu 8.733 visitantes.
As visitas seguem até o dia 20 de janeiro, com entrada franca. A abertura do presépio, que fica na Rua São Vicente de Paula, nº 21, no bairro Niterói, é às 19h30.

Doações

Dadinho disse que durante as visitas pede doações de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas que serão doados ao Recanto dos Velhinhos Francisco Gonçalves Barbosa, em Pinheiral. Os visitantes também podem doar brinquedos novos que serão entregues às crianças carentes.

You may also like

2 comments

ADAUTO MENDES 18 de dezembro de 2015, 06:15h - 06:15

Já tive a oportunidade de visitar e conhecer o presépio. É encantador. Dadinho merece os parabéns e o respeito de toda a comunidade por sua capacidade, habilidade e dedicação. Parabéns.

marcelo 18 de dezembro de 2015, 01:36h - 01:36

Esse cara é 10! Exemplo de dignidade, humildade, carinho e preocupação com os mais necessitados. A gente percebe facilmente que o que ele faz é de coração. È espontâneo, está dentro dele essas virtudes.
Conversei poucas vezes com ele, mas o admiro bastante. Quem puder vamos ajudá-lo a ajudar as pessoas, visto que ele recebe diversas solicitações como cadeiras de rodas, fraldas., etc.. e ele sabe quem está necessitando.
Exemplo de ser humano. PARABÉNS.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996