Primeira edição do projeto ‘Educação Escoteira’ é lançada em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Escoteiros de todo o país estiveram reunidos no último sábado (20) em escolas públicas e particulares de algumas cidades brasileiras, com o objetivo de dar início ao projeto “Educação Escoteira”, que será realizado anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio, e executado dentro de espaços de instituições de ensino, públicas e privadas.

De acordo com o diretor administrativo financeiro do 22º Grupo de Escoteiros São Judas Tadeu, do Retiro, Bertier da Silva Werneck, e responsável pela organização do evento em Volta Redonda, a finalidade deste projeto é fortalecer a educação dos jovens escoteiros interagindo com os alunos das escolas inseridas no projeto. Dando aos estudantes a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo aplicando o currículo da educação nacional.

– Este projeto tem como parceria as escolas públicas e particulares do país e está sendo coordenado pelo órgão máximo do escotismo brasileiro, o “Escoteiros do Brasil”, e como não tem grupos de escoteiros em Volta Redonda para todas as escolas, cada grupo de escoteiro optou pela escola mais próxima de sua unidade local escoteira. No nosso caso optamos pelo Colégio Estadual Santos Dumont, em Niterói, onde também sou professor. Nesta escola realizamos atividades de cunho educacional, de formação de caráter e de conhecimentos escolares vinculados aos conhecimentos dos escoteiros – destacou.

Segundo José Carlos de Almeida, coordenador da região Sul Fluminense de escoteiros, dentro do distrito escoteiro Volta Redonda/Angra dos Reis existem quatro grupos de escoteiros totalizando em torno de 500 membros participantes entre crianças, jovens, adolescentes e adultos. E os quatro grupos participaram do projeto atendendo cinco escolas.

– E como coordenador da região Sul Fluminense acho importante este evento como forma de interagir os grupos de escoteiros com a unidade de ensino envolvida. Será um evento anual dos “Escoteiros do Brasil”, com a participação das unidades escoteiras do todo o país. A ideia central é levar o Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma para dentro da escola, na mesma data, em todo o Brasil e realizando uma atividade conjunta de escoteiros e estudantes, cujo conteúdo educativo irá impactar positivamente a todos – disse.

‘Educação Escoteira’: Finalidade do projeto é fortalecer a educação dos jovens escoteiros interagindo com os alunos das escolas inseridas no projeto (Foto: Júlio Amaral)

‘Educação Escoteira’: Finalidade do projeto é fortalecer a educação dos jovens escoteiros interagindo com os alunos das escolas inseridas no projeto (Foto: Júlio Amaral)

O estudante Mateus Bastos de Souza, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Santos Dumont, achou o evento muito divertido e gratificante.

– Já tinha ouvido falar da função do escoteiro, mas nunca pensei em ser um escoteiro. Já sobre o evento, achei muito interessante para aprender novas coisas e conhecer melhor a história do escotismo – destacou.

De acordo com o Bertier, enquanto que o 22º Grupo Escoteiro São Judas Tadeu desenvolveu o projeto no Colégio Estadual Santos Dumont, o 14º Grupo Escoteiro Combatentes Eternos atuou no Colégio de Aplicação UGB (Centro Educacional Geraldo Di Biase) no Aterrado e no Colégio Estadual São Paulo, no bairro São Lucas.

Já o 53º Grupo Escoteiro Vigilante da Acácia optou pelo Colégio Estadual Rio de Janeiro, no bairro Sessenta. Em Angra dos Reis, o 27º Grupo Escoteiro do Mar Comélis Verolme de Jacuecanga também participou do projeto em uma instituição de ensino da cidade.

You may also like

1 comment

Sempre Voltaço 22 de maio de 2017, 09:54h - 09:54

Lembrei do meu tempo de Lobinho. Muito bom.
Pais incentivem seus filhos a serem escoteiros, porque ali a cidadania é presente, respeito aos idosos, aos excluídos e acima de tudo ao próximo.
Sempre Voltaço, Voltaço Sempre.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996