Procura por vacina contra febre amarela é grande em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa – A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Marlene Fialho de Miranda, comentou que a procura pela vacinação contra febre amarela está sendo grande no município, apesar da cidade não apresentar risco de surto ou contaminação pelo vírus. “Barra Mansa não é considerada área endêmica e mesmo assim a procura pela vacina foi grande nas últimas semanas.”

A previsão é que a procura pela vacina cresça nos dias que antecedem o Carnaval. No entanto, a orientação de Marlene é que só devem se imunizar pessoas que forem para áreas com risco de contaminação, devido às reações que ela pode provocar.

– Não há necessidade de tomar se não for viajar para áreas contaminadas. A vacina é feita com vírus vivo e pode causar reações como febre, dor de cabeça e dor muscular – alertou.

Os foliões que pretendem passar o Carnaval em áreas afetadas pela doença, como cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, além do noroeste do Rio de Janeiro, devem tomar a vacina, segundo recomendações do Ministério da Saúde. Quem pretende viajar no sábado, dia 25 de fevereiro, por exemplo, a orientação é que tome a vacina até hoje, para que seja eficaz. Outra medida de prevenção que pode ser adotada é o uso de repelente.

Em Barra Mansa, a vacinação está sendo feita às terças e sextas-feiras, das 8h ao meio dia, mediante senhas de atendimento, na Secretaria de Saúde, que fica na Rua Pinto Ribeiro, no Centro.

Minas Gerais é o estado com maior número da doença

De acordo com o boletim divulgado na última segunda-feira, 13, pelo Ministério da Saúde, o Brasil teve 234 casos de febre amarela e 79 mortes este ano. Desse total, 69 foram registrados em Minas Gerais. O vírus é transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes e está presente em áreas de mata, rurais e silvestres.

A lista completa de municípios com risco de contaminação da febre amarela pode ser encontrada na página principal do site do Ministério da Saúde (http://portalsaude.saude.gov.br/).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996