domingo, 17 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Profissionais da Saúde vão a asilo de Barra Mansa

Profissionais da Saúde vão a asilo de Barra Mansa

Matéria publicada em 10 de outubro de 2017, 15:53 horas

 


Barra Mansa –  A Secretaria de Saúde iniciou na manhã de terça-feira (10) o projeto “Cuidar” no Asilo Vila Vicentina, no bairro Ano Bom. A ação contou com atendimentos de diversos médicos especialistas realizando exames laboratoriais, eletrocardiograma e serviços de higiene, como corte de cabelo e manicure.

Além desses serviços, foram oferecidas coletas de sangue para exame, aula de ginástica laboral, atendimento com fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas, encaminhamento para exames mais complexos e passagem de sonda nasogástrica em uma paciente que estava com dificuldade de deglutição oral.

Ao todo, cerca de 40 profissionais participaram do Dia D, entre eles as equipes multidisciplinares do SAD, do Centro do Idoso, do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), do CEM (Centro de Especialidades Médicas), Central de Ambulância, alunos e profissionais da Cruz Vermelha de Barra Mansa e voluntários, como barbeiros e manicures.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, afirmou que o projeto estava parado, mas a expectativa é retomar o atendimento especial às ILPs (Instituições de Longa Permanência).

– Esse é o desejo da secretaria de proporcionar melhores condições de saúde a todos. Nesse projeto, o objetivo não é acolher, mas ofertar uma saúde de qualidade – salientou.

De acordo com a gerente do SAD, Fernanda Chiesse, o intuito do projeto “Cuidar” é proporcionar um cuidado maior com os idosos internados na cidade.

– Acreditamos que com a iniciativa do projeto podemos fazer a diferença na vida das pessoas. Oferecer os serviços mais perto de cada morador – completou.

O diretor conselheiro da Santa Casa e gestor da UPA Barra Mansa, Rafael Teixeira, destacou a importância do serviço para a manutenção da saúde no município. “A presença dos médicos atendendo os idosos previne a internação. Dessa forma, além de abrir novas vagas nos hospitais municipais, o projeto complementa o tratamento dos idosos no próprio asilo”.

Cuidados bucais

Durante a ação, os profissionais odontológicos do CEO realizaram avaliação bucal para colocação de prótese dentária. Segundo a estagiária em odontologia, Cristiane Souza, foram atendidos 23 idosos. “Além da avaliação, foi feira orientação da higiene. O próximo passo será encaixar esses pacientes que precisam de prótese no sistema do CEO para que em até um mês eles estejam sorrindo novamente”, disse.

Antigo na cidade

O asilo Vila Vicentina é amparado pela Sociedade São Vicente de Paula e está presente há mais de 60 anos na região. Atualmente atende 48 idosos, a maioria acometida de consequências de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Mal de Alzheimer. Além do acompanhamento dos médicos do SAD que realizam atendimento no asilo, os pacientes são assistidos diariamente por uma equipe de aproximadamente 30 funcionários como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e cuidadores.

Para a enfermeira do Asilo, Michele Romanini, o projeto Cuidar facilita no atendimento. “É muito difícil a locomoção do pacientes, porque muitos estão acamados. Então, esse cuidado especial é importante para evitar o estresse e o desgaste de uma viagem até o hospital”, completou. A senhora Juvelina Angélica Batalha, de 87 anos, é residente do asilo há três anos e aprovou o projeto. “Gostei muito dos profissionais de saúde, nos trataram muito bem. Espero que tenha muitas outras vezes”, disse.

O projeto “Cuidar” será realizado toda segunda terça-feira do mês nos asilos de Barra Mansa. No mês de novembro será realizado no dia 14 de novembro no Asilo da Mendicidade, no bairro Estamparia em Barra Mansa. Interessados em ser voluntário na ação social devem se dirigir à Sede do programa SAD situado à Rua Professor Pedro Vaz, Centro (em frente ao Colégio Estadual Barão de Aiuruoca).

Profissionais cuidam de idosos no Asilo Vila Vicentina, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa (foto: Paulo Dimas)

Profissionais cuidam de idosos no Asilo Vila Vicentina, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa (foto: Paulo Dimas)

Untitled Document