Projeto ‘Corujinhas’: Alunos fazem exames oftalmológicos nas escolas

by Diário do Vale
projeto-mangaraitba-pmm

No local: O médico Bruno Duarte avalia um aluno na quadra da escola Victor de Souza Breves, em Mangaratiba
(Foto: Divulgação)

Mangaratiba – As secretarias de Saúde e a de Educação realizam nas escolas municipais o projeto “Corujinhas”. O objetivo é identificar, diagnosticar e tratar as crianças que tem problemas de visão. Seis das 22 unidades escolares do município que oferecem o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental receberam a visita e mais de 360 alunos fizeram os exames. A próxima unidade contemplada é a Escola Municipal Paulo Scófano, na Ilha de Itacuruçá, ainda este ano.

Durante os últimos meses, para verificar a necessidade de corrigir problemas visuais, o oftalmologista Daniel Puertas atende os estudantes: “Sabemos a importância da visão no processo de aprendizado. Esta com certeza é uma das causas de maior abandono escolar. Estamos mudando este quadro em Mangaratiba. Estamos felizes com o resultado”, explica.

Para dar início ao processo, o diretor do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), Bruno Duarte, vai às unidades escolares. Ao lado do médico Daniel Puertas, eles realizam uma palestra sobre problemas de visão. Em seguida, faz-se uma triagem com exames na própria escola. Os alunos que recebem diagnóstico de algum problema visual são encaminhados à Unidade de Saúde para realizar exames específicos.

O programa também oferece assistência oftalmológica e encaminhamento para serviços especializados dos casos de outras doenças oftalmológicas.

Melhora no aprendizado

A diretora adjunta do Ciep da Praia do Saco, Bianca Maçana, afirma que o projeto é essencial para a melhoria no aprendizado: “O ‘Corujinhas’ é um excelente programa, pois ele oferece pessoas qualificadas para diagnosticar aquela dificuldade que já percebemos nas salas de aula”, disse.

Segundo Bruno Duarte, crianças com baixa visão são três vezes mais propensas a serem reprovadas, quando comparadas aquelas que possuem visão normal: “Esse é um dos fatores que fazem do projeto de suma importante, pois ele diagnostica precocemente e trata de maneira imediata”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996