sexta-feira, 24 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Projeto de astronomia atrai atenção de alunos em Volta Redonda

Projeto de astronomia atrai atenção de alunos em Volta Redonda

Matéria publicada em 13 de setembro de 2017, 16:54 horas

 


Telescópio e planetário foram montados no térreo da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília

Volta Redonda – O projeto “De olho no céu” conseguiu atrair a atenção de alunos da rede municipal. Pelo menos 400 estudantes participaram na manhã desta quarta-feira (13) da apresentação do projeto de astronomia, desenvolvido pelo IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). A proposta, que levou ao térreo da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, um telescópio e um planetário para visitação, chamou atenção das crianças e pessoas que passaram pelo local. O evento, que teve início às 9 horas, seguindo até às 16 horas, acontece em diversas localidades da cidade, pelo menos duas vezes ao mês.

O objetivo da proposta, que é divulgar a astronomia entre os estudantes, além de reforçar o aprendizado sobre o tema, foi alcançado pelos alunos. A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Julia Quezado, de 15 anos, da Escola Municipal JB Athayde, na Vila Americana, foi uma das que absorveu a ideia e se mostrou encantada com a descoberta das quatro luas de Galileu. A menina revelou que nunca havia prestado atenção neste assunto, durante as aulas, mas que, no observatório do planetário, a apresentação foi fundamental.

– A gente entende tudo rapidinho, porque estamos visualizando o que estamos ouvindo e observando todos os planetas, como se estivessem pertinho – comentou Julia.

Para a estudante Pamela Paula, de 14 anos, também do 9º ano, a maior descoberta foi a demonstração dos anéis de saturno, constituídos por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso. “Não sabia que era dessa forma, achava que eram coloridos e formado por gases”, ressaltou Pamela, lembrando ter aprendido ainda que as recentes descobertas apontam para a existência de uma atmosfera independente de Saturno, em torno dos anéis, observados pela primeira vez em 1610, por Galileu Galilei.

‘De olho no céu’: Estudantes apreciaram projeto de astronomia realizado em Volta Redonda (Foto: Geraldo Gonçalves-PMVR)

‘De olho no céu’: Estudantes apreciaram projeto de astronomia realizado em Volta Redonda (Foto: Geraldo Gonçalves-PMVR)

Apesar de a apresentação incluir todo o sistema solar, o que mais chamou atenção da maioria dos alunos foi a apresentação do planeta terra que, visto do planetário, despertou euforia nos estudantes. “É impressionante como a terra é linda, extremamente azul e quando a imagem amplia nos sentimos fora do planeta observando tudo do espaço”, completou Pamela.

Um dos coordenadores do curso de Física, do IFRJ, Wagner Balthazar, explicou que a astronomia na praça vem surtindo efeito positivo e despertando o encantamento dos alunos. O professor avaliou que, dificilmente, um estudante deixa o local sem levar um conhecimento sobre o espaço. “Todos acabam guardando alguma informação que se, de repente, fosse passada dentro da sala de aula, provavelmente não chamaria tanta atenção”, completou o professor, lembrando que a astronomia na praça, acontece em diversas localidades da cidade.

Além do planetário, o projeto “De olho no céu”, conta com dois telescópios para observação dos planetas e palestras sobre os astros. O professor de física do IFRJ, André Lucas Maia, responsável pela apresentação nos telescópios considerou, no entanto, o local pouco propício para este equipamento, uma vez que a visualização do céu se tornou praticamente impossível.

– Estamos embaixo da Biblioteca e para atrairmos a atenção dos alunos temos que inovar e ajustar o equipamento para prédios, mostrando a capacidade de aproximação que esses telescópios conseguem chegar – completou o professor, afirmando que o ideal seria a observação noturna em local com pouca iluminação.

 

 

Por Lilian Silva

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

2 comentários

  1. Pede uma autorização e coloca no alto do bairro Bela Vista à noite…
    Em uma praça ou quadra…
    Falou que o evento acontece em outros bairros , mas não foi divulgado, dia e horário…

    • Bom dia, amigo!
      O projeto FEVRE de Olho No Céu acontece às quartas feiras, no Colégio Getúlio Vargas, Laranjal, a partir das 18 horas, quando acontecem oficinas de Astronomia e observações astronômicas com o telescópio da FEVRE que é montado no terraço do colégio. Venha conhecer. A participação pode ser agendada pela página facebook.com/fevredeolhonoceu ou pelo whatsapp: (24)99981-0508. A realização das observações depende do número de inscritos e das condições meteorológicas.
      Obrigado!

Untitled Document