Projeto de castração gratuita em Mangaratiba tem aprovação da população

by Diário do Vale
foto 2

Em tempo: Antigo anseio da população, projeto de castração gratuita de animais foi bem recebido
(Foto: Divulgação)

Mangaratiba- Apresentado semana passada no Centro Cultural Cary Cavalcanti, o projeto PetMóvel, que prevê a castração gratuita de animais em Mangaratiba foi bem recebido pela população. O fato se deve à adesão de voluntários considerada alta pela coordenação. O objetivo do projeto é diminuir a população de cães e gatos domésticos e de rua e promover o controle de zoonoses (doenças transmissíveis dos animais aos humanos).
Ao final da apresentação, 19 pessoas colocaram-se à disposição como voluntários. Quando começarem o serviço de castração de cães e gatos e atendimento, as pessoas cadastradas vão poder atuar como apoio aos profissionais do PetMóvel; tornarem-se possíveis tutores dos animais; e até mesmo cuidar dos felinos e caninos durante a recuperação (pós-operatório).
O PetMóvel é um anseio antigo da população. Nesses anos em que o projeto ficou apenas no papel, milhares de animais nasceram, muitos passaram a viver nas ruas, transmitem doenças (tais como a Tumor Venéreo Transmissível – TVT e a esporotricose – causada por gatos), provocam acidentes etc. A Defesa Civil vai ser parceira do projeto: uma equipe do órgão vai ficar à disposição para qualquer eventualidade que possa ocorrer.
A reunião promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e a Defesa Civil de Mangaratiba contou com a participação de Mair Bichara (secretário da pasta); Flávia Ferrazani (primeira-dama e secretária de Finanças e Fazenda – interina); Osmar Vasconcellos (coordenador do projeto); Alex Heringer (veterinário) e os acadêmicos em veterinária Marcos Antônio Junior e Lucineia Costa. Antônio Carlos Aniceto (subsecretário de Defesa Civil) e Miguel Veja Guixe Junior (subsecretário de Esporte e Lazer) participaram do encontro com os moradores.
O secretário Mair Bichara destacou a vontade da população.
– A adesão foi ótima, já que este foi apenas o primeiro encontro e já sentimos que as pessoas querem participar, ajudar nessa missão. É o primeiro passo. Acredito que o PétMóvel tem tudo para ser um sucesso – destacou o secretário de Saúde.
Para o veterinário Heringer, o serviço vai resultar em menos gastos na saúde futuramente.
– Controlando as populações canina e felina, teremos menos acidentes como mordedura e automobilístico. As pessoas vão ficar menos expostas às doenças. O hospital certamente vai ter uma queda no atendimento com esses tipos de casos – disse o profissional.

Serviço vai atender um distrito por semana

O PetMóvel deverá dar início aos atendimentos dentro de um mês (tempo para obter autorizações junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária) e vai oferecer serviços em oito localidades (a serem informadas previamente). Quem quiser ser voluntário no projeto deve se cadastrar na sede da Secretaria de Saúde, na Rua 15 de Novembro, 25, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 16. Mais informações pelo 3789-9005.
O serviço vai atender a população de cães e gatos domésticos e de rua. O atendimento móvel (um trailer adaptado e em acordo com as normas de saúde) vai se concentrar em um distrito por semana, com agendamento. O atendimento aos animais vai ser centralizado em castração, consulta e aplicação de vacinas antirrábicas. A prefeitura vai informar as datas e locais dos atendimentos na página oficial e nas redes sociais com antecedência.
O coordenador do projeto comemorou a participação dos moradores.
– Estamos diante de um sonho que vai virar realidade. Precisamos começar esse projeto. Aos poucos, vamos chegar ao objetivo, que é diminuir a população de animais. A adesão foi maravilhosa. A tendência é que cresça ainda mais – disse Osmar.
Uma das voluntárias que toparam o desafio foi Elizabeth Araujo da Silva, de 75 anos, que mora em Muriqui.
– Há mais de 20 anos, eu e alguns amigos fazemos a nossa parte, ajudamos os animais, levamos para castrar. Pagamos R$200 por uma operação. Tenho muita esperança de que o PetMóvel da prefeitura vai dar certo, por isso vou encabeçar – disse a voluntária.

Etapas do atendimento

Antes da cirurgia os animais passam pela etapa de cadastro, avaliação física e pesagem. Essa parte do procedimento acontece às segundas e terças-feiras; o segundo momento é a cirurgia (quartas, quintas e sextas). Essa triagem é importante, pois em determinadas situações o animal não apresenta condições de ser castrado imediatamente.
Quem encaminhar o animal para o atendimento deve apresentar os documentos de RG e CPF, comprovante de residência com original e cópias. A pessoa deve apresentar ainda a carteira de vacinação do animal com a dose da antirrábica em dia. Será castrado apenas um cão ou gato por pessoa, e o animal tem que ter entre oito meses a cinco anos, pesar acima de um quilo e apresentar boas condições de saúde. As fêmeas, porém, não podem estar gestantes.
As castrações nas cadelas vão ser feitas pelo método “gancho”, com incisões mínimas de dois a cinco centímetros. O procedimento é considerado rápido e o risco de infecção é mínimo. No caso dos machos, é realizada a castração química, com aplicação de uma injeção de gluconato de zinco nos testículos. Segundo o veterinário, o animal não sente dor, não há necessidade de pós-operatório e o sistema é muito higiênico.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996