Projeto leva crianças para conhecer Volta Redonda com pedagogia

by Diário do Vale

Volta Redonda – Uma iniciativa inovadora adotada pela equipe do Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente, no São João, tem conquistado a atenção dos alunos e pais. Desde abril, a escola realiza o projeto “Pinguinhos Turistando por Volta Redonda”, que objetiva mostrar de forma pedagógica os principais pontos da cidade, bem como a história do município. Periodicamente, as crianças com idades entre 1 a seis anos, visitam uma parte da cidade, onde professores abordam o tema a ser debatido com os alunos.

O projeto, que reúne mais de 300 estudantes, divide as visitas de acordo com a faixa etária dos pequenos e segue um tema que, posteriormente, volta a ser trabalhado em sala de aula. Uma das idealizadoras do projeto, a professora e orientadora educacional, Cristiane Egídio, explicou que a iniciativa começou quando os profissionais detectaram que os alunos desconheciam a cidade ou a história do município. Boa parte dos estudantes, de acordo com a professora, embora, estejam em séries iniciais, desconhecia a Biblioteca Municipal ou havia observado as águas do Rio Paraíba do Sul.

– Os passeios ganham atenções de pais e alunos e, com isso, passamos a nossa mensagem que é manter viva a história da nossa cidade, além de enfatizar a importância de se preservar o meio ambiente e, principalmente, as águas do nosso Rio paraíba – explicou a professora.

E claro que para cada idade, explica Cristiane, estas visitam acontecem de forma diferente. Entre alunos das turmas mais novas, por exemplo, aos chegarem às margens do Paraíba, os professores chamam atenção para a falta de peixes ou para a cor da água. Com isso, a equipe incentiva o aluno a pensar na importância da água e os danos que a degradação ambiental provoca aos rios e lagos, entre outros.

Além do Rio Paraíba, as visitas à Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, onde as crianças exploram o espaço, assistem ao curta metragem sobre a fundação da cidade de Volta Redonda, tem surtido efeitos positivos. Em uma dessas visitas, o grupo conheceu a poetisa e presidente da Academia Voltaredondense de Letras e ex-professora do Pinguinho de Gente, Mércia Heloísa Monteiro Chistani.
Através de conversas bem informais, as crianças participaram das histórias, contatas pela poetisa e relataram que parentes, como avós, ajudaram a construir a cidade. “Com essa visita, as crianças tiveram mais um incentivo à leitura e conheceram mais um pouquinho da história da nossa cidade de maneira muito agradável”, completou a professora.

Outro local que vem despertando as atenções dos pequenos é o Memorial dos Ex Combatentes, na Sessenta, onde as crianças são recebidas por militares reformados, visitam a biblioteca, auditório e o museu. Em uma dessas atividades, um binóculo utilizado na 2ª Guerra, despertou debates entre os alunos. O “Turistando pela Cidade” visita ainda Praça Brasil, Prefeitura Municipal, Estádio Raulino de Oliveira, entre outros.

EXPOSIÇÃO

A conclusão dos trabalhos será em setembro, quando a escola vai realizar uma exposição com fotos, textos, objetos, confeccionados no decorrer do projeto. A exposição vai chamar atenção ainda para o Ano Internacional do Turismo Sustentável, proclamado pela ONU, para ser lembrado em 2017. Dentro desse tema a Organização das Nações Unidas declarou sobre a importância de se “Promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996