quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Projeto Mega Balcão de Direitos beneficiou mais de 160 moradores, em Engenheiro Passos

Projeto Mega Balcão de Direitos beneficiou mais de 160 moradores, em Engenheiro Passos

Matéria publicada em 20 de agosto de 2017, 18:02 horas

 


Resende- Os moradores do distrito de Engenheiro Passos, situado a cerca de 20 quilômetros do Centro de Resende, tiveram uma manhã especial neste sábado com a realização do Mega Balcão de Direitos – ação de cidadania promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Esta foi a terceira edição realizada neste ano. Nas duas anteriores, as comunidades beneficiadas foram o Parque Minas Gerais, na região da Fazenda da Barra III, e a Baixada da Olaria.

Realizado na Escola Municipal Augusto de Carvalho, no centro do distrito, o Mega Balcão deste sábado beneficiou mais de 160 moradores, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos que puderam aproveitar os serviços oferecidos não só por órgãos da Prefeitura, como também por instituições parceiras como a Cruz Vermelha e a Fundação Leão XIII.

Entre os serviços oferecidos estavam ações de saúde, como aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção de doenças; cadastramento de currículos e encaminhamento para emissão de carteira de trabalho, feitos pelo Sine; divulgação dos serviços voltados para a garantia de direitos das mulheres, promovida pelo Núcleo de Atendimento à Mulher (NIAM) e pela Coordenadoria da Mulher; e encaminhamentos e cadastramento para serviços sociais, como o Cadastro Único, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gratuidade para retirada de segunda via de documentos, além do atendimento do CRAS Itinerante.

Já na área da beleza, bem estar e diversão, o Mega Balcão de Direitos ofereceu massagem (shiatsu) e esmaltagem de unhas, além de pintura facial para a criançada. Para alegrar ainda mais a manhã, o evento contou com uma apresentação especial da Corporação Musical de Engenheiro Passos e com uma exibição de dança.

O evento, criado na atual gestão, visa facilitar o acesso dos moradores de comunidade mais distantes aos serviços públicos disponíveis, além de valorizar a cidadania e mostrar o talento dos moradores locais:

– Com a implantação do Mega Balcão de Direitos estamos permitindo que todos, de fato, tenham acesso aos serviços públicos, inclusive nas regiões mais distantes do município. Além disso, esses serviços chegam num final de semana, facilitando a vida dos moradores. Outro aspecto importante é que durante a realização do Mega Balcão sempre buscamos valorizar os talentos locais, com apresentações artísticas e culturais. Isso também é cidadania – destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Untitled Document