segunda-feira, 22 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Quatis amplia programas sociais em escolas rurais

Quatis amplia programas sociais em escolas rurais

Matéria publicada em 14 de maio de 2018, 18:08 horas

 


Quatis – O prefeito Bruno de Souza (PMDB) anunciou a extensão de dois programas de inclusão cultural para as escolas rurais: o polo da fanfarra municipal e o projeto de dança “Ritmos Quatis”. Este último é uma das ações principais da administração da cidade na área da cultura, e cujo núcleo na área urbana reúne mais de 200 alunos.

Os polos começaram na sexta-feira (11), na Escola Municipal Carlos Campos de Faria, em Falcão. O planejamento é reunir 50 estudantes da unidade de ensino, em cada um dos projetos apresentados nesta sexta-feira, na escola do distrito de Falcão. Bruno de Souza destacou que os núcleos da fanfarra e do projeto de dança serão implantados também, nas próximas semanas, nas escolas municipais Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Irmã Elizabeth Alves (comunidade quilombola de Santana) e Benta Pereira (Joaquim Leite).

Segundo Bruno, a implantação destes programas foi reivindicada pelos próprios alunos da escola de Falcão, numa reunião realizada recentemente, entre ele e os estudantes.

– Estamos iniciando as aulas de fanfarra e da dança em Falcão porque, segundo nosso planejamento, os alunos do polo do “Ritmos Quatis” da escola do distrito deverão se apresentar na festa junina desta unidade de ensino, que acontecerá em junho. Mas asseguramos oficialmente que em breve estaremos chegando às outras escolas rurais com os dois programas, dentro da nossa proposta de ampliar as ações de inclusão social, as quais representam uma das nossas prioridades no sentido de contribuir para a formação cidadã das nossas crianças, dos nossos jovens e dos nossos adolescentes, além de ampliar as iniciativas de prevenção à violência – disse o prefeito.

Apresentação dos projetos da fanfarra é feita na escola de Falcão

Na manhã de sexta-feira (11), o maestro da fanfarra municipal, Jesus José da Costa, esteve na escola de Falcão apresentando o projeto da corporação aos alunos e iniciando o trabalho de inscrições em fazer parte do polo no distrito. Ele estava acompanhado pelo professor de dança Wender Domingos da Cruz, que será o instrutor responsável pelas aulas do projeto de dança nesta comunidade rural. O professor também uma apresentação desta iniciativa e orientou os alunos sobre os procedimentos necessários à inscrição no projeto.

– Os fatos comprovam que a nossa administração trabalha para todas as comunidades de Quatis, tanto as famílias residentes na zona rural, quanto os moradores da área urbana. A chegada do núcleo da fanfarra e do projeto de dança nas comunidades rurais, iniciando pelo distrito de Falcão, é mais um demonstrativo incontestável desta nossa determinação. Isso porque o nosso governo investe na dignidade do ser humano. Onde houver uma só pessoa, lá estaremos levando cultura, saúde, assistência social, esporte, lazer, obras, infraestrutura e tantos outros serviços necessários para garantir o bem-estar e os direitos sociais de cada morador de Quatis – concluiu o prefeito.

Realizado pela prefeitura, o Ritmos Quatis é referência na região em ações culturais e de inclusão social na administração pública. Além de se apresentar no município e espetáculos culturais da região, o projeto já realizou apresentações em outros estados, entre eles, Santa Catarina, e até no exterior, como foi o caso, por exemplo, de um festival realizado em setembro do ano passado, na Argentina.

A fanfarra municipal, por exemplo, que está iniciando a realização dos ensaios, reunirá, numa primeira etapa, 120 estudantes do Ciep Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário). Isso na zona urbana, pois na área rural os primeiros passos para a formação de núcleos nesta região do município foram trilhados hoje com a apresentação na escola de Falcão.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document