Queima de lixo verde preocupa secretaria de Meio Ambiente de Itatiaia

by Diário do Vale

Itatiaia – A prefeitura de Itatiaia, por meio da secretaria de Meio Ambiente, recebe diariamente várias denúncias de focos de incêndio pela cidade, o que pode causar graves problemas para a população neste período de estiagem.

A prática de queimadas é crime. A Lei Estadual 2049/1992 prevê multa e até reclusão do infrator que pode responder por crime ambiental.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, em Itatiaia é recorrente a queimada do lixo verde.

– Queimar folhas, pastagens e vegetações é considerado crime e o autor pode ser enquadrado dentro das legislações federais e estaduais, além do transtorno que o fogo pode causar aos moradores próximos do local. Neste período crítico de estiagem o fogo alastra muito rápido e isso acaba causando prejuízos à fauna, à flora e à saúde respiratória das pessoas. Grandes desastres ambientais podem acontecer quando iniciamos um pequeno foco de fogo – explicou Valter.

O lixo verde, originário da poda ou corte de árvores e plantas, é composto por galhos e cascas de árvores, troncos, gramas, folhas verdes ou secas, flores e outros materiais orgânicos de origem vegetal.

– Esse é um rico material orgânico que pode ser aproveitado para a população em produção de adubos, sistemas de compostagem e até mesmo na confecção de peças de artesanato e decoração – explicou o secretário.

Denúncias

Em caso de denúncia ou solicitação de apoio de emergência, a população poderá entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Itatiaia pelo telefone 193 ou acionar ainda a Defesa Civil Municipal pelo telefone (24) 3352-1134.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996